Mestrado Acadêmico em Administração: Envíos recientes
Mostrando ítems 61-80 de 306
-
Um estudo sobre informação para apoio à tomada de decisão gerencial em prestadores de serviços de saúde
(2020-07-27)Para atender a demanda de saúde pública, o Sistema Único de Saúde (SUS) contrata prestadores de serviços de saúde privados. As organizações contratadas contribuem com as peculiaridades das políticas de saúde na busca pela ... -
Iniciativas de projetos para cidade inteligente baseada em tecnologia da informação e comunicação: práticas em áreas urbanas sob o prisma da sustentabilidade
(2020-08-04)O estudo propôs investigar as relações das iniciativas de projetos em Cidade Inteligente fundamentados em TICs com as dimensões econômica, social e ambiental do Triple Line. O objetivo traçado buscou apontar de que forma ... -
Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
(2020-06-30)A economia compartilhada se consolida na atualidade como um novo modelo de negócio que vêm transformando a maneira de interação, negociação e relações de trabalho. Para o desenvolvimento do estudo, explorou-se a plataforma ... -
Desempenho organizacional, satisfação no trabalho, esforço instrucional e comprometimento: um estudo ambientado em escolas no Vale do Caí-RS
(2020-06-30)O Desempenho organizacional é um fator relevante para todos os tipos de organizações, não importando se o seu propósito seja resultado financeiro ou não. No ambiente escolar, mais especificamente escolas de Ensino Fundamental, ... -
O impacto da consciência da marca, da credibilidade da marca, da inovação percebida e da qualidade percebida na intenção de compra de automóveis SUVs
(2020-01-16)Identificar quem é o cliente, o que ele pensa e como reage aos estímulos presentes no momento da compra é fundamental para a área do marketing. O primeiro antecedente a ser investigado é a consciência da marca, o qual ... -
Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos
(2020-06-16)A motivação e o engajamento de um funcionário no local de trabalho são essenciais para a realização de suas atividades e consequentemente a geração de resultados para a empresa. Por sua vez, a gamificação é o uso de ... -
Sistemas integrados de informação: benefícios, problemas e mudanças identificados nas escolas de ensino fundamental e médio regidas pela 4ªCRE
(2020-03-18)As tecnologias e os sistemas de informação avançaram significativamente e estão mudando as formas de gestão, em nível do planejamento, controle e de tomada de decisões, inclusive para as instituições educacionais. Neste ... -
Antecedentes da lealdade à marca: um estudo no contexto de uma marca de fast food
(2019-12-16)A relação entre os consumidores e as marcas tem ganhado crescente destaque na literatura e nas práticas organizacionais recentemente, uma vez que vem se observando a importância das mesmas para a obtenção de vantagens ... -
Compras 4.0: um estudo de caso múltiplo da indústria 4.0 no processo de compras industriais
(2019-11-21)A indústria sempre foi um importante elo no desenvolvimento da humanidade. A busca por meios de produção que facilitem a vida dos seres humanos, aliada ao lucro que isso proporciona, motivou continuamente o aprimoramento ... -
Determinantes da retenção de clientes em um ambiente de serviços de transporte rodoviário de cargas
(2019-10-17)A retenção de clientes é considerada um fator competitivo, que pode potencializar o aumento de receitas (faturamento), assim como uma eventual redução de custos e um crescimento no lucro e na rentabilidade das empresas, ... -
Fatores que impactam no insucesso de micro e pequenas empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha sob a ótica de especialistas
(2019-10-10)Empresas de micro e pequeno porte contribuem para o bem-estar do local onde estão inseridas, na medida em que geram empregos, introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico. Ao produzirem bens e serviços, auxiliam ... -
Percepção do aluno de administração frente estratégias de aprendizagem ativa como inovação ao modelo tradicional de ensino
(2019-09-12)Esta dissertação apresenta uma análise sobre as estratégias de aprendizagem ativa, adotadas no curso de Administração, em IES, da região sul do Brasil. Este trabalho traz a percepção do discente sobre as práticas realizadas ... -
A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
(2019-07-22)A cultura da informação pode ser caracterizada como um diferencial competitivo para as organizações do conhecimento pois fundamenta os comportamentos que possibilitam a interpretação dos sinais do ambiente interno e externo, ... -
Implicações do fenômeno Big Data na tomada de decisão baseada em dados em uma cooperativa de crédito
(2019-07-16)Com o crescimento exponencial do volume de dados digitais à disposição das empresas nas últimas décadas, emergem novos desafios à tomada de decisão. Além do volume, também se multiplicam as fontes e formatos dos dados. ... -
Avaliação do índice de desenvolvimento humano como indicador no estabelecimento de políticas públicas na cidade de Caxias do Sul
(2019-06-28)O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mensura o desenvolvimento humano em 170 países e territórios, sendo elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Abrange as dimensões longevidade, ... -
Uso de inteligência artificial em apoio à decisão clínica: o caso do Hospital de Câncer Mãe de Deus com a ferramenta cognitiva Watson for oncology
(2019-06-17)A Inteligência Artificial é uma área da ciência com origem na década de 50, com a proposta de simulação ou reprodução da inteligência em nível humana em máquinas. A evolução tornou-a um dos pilares da Quarta Revolução ... -
A influência da competência profissional, da inteligência emocional, da produtividade e do engajamento sobre a satisfação com o trabalho em uma ambiente de serviços de saúde
(2019-06-13)A representatividade do setor de serviços está aumentando de uma forma global e a qualidade dos serviços ofertados é determinada, em grande parte, pelas habilidades, competências e atitudes dos profissionais que o prestam. ... -
A interação entre princípios cooperativistas e práticas de aprendizagem organizacional na geração de inovações sociais: análise a partir de programas sociais da Sicredi Serrana
(2019-06-12)A inovação social chama atenção dos persquisadores, assim como das organizações, devido aos novos problemas sociais que demandam soluções novas, úteis e duradouras. Define-se inovação social como um processo oriundo de ... -
Consciência ambiental, consumo saudável, atitude do consumidor e normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos
(2019-05-09)O presente estudo teve o objetivo testar um Modelo Teórico que contemplasse a consciência ambiental, o consumo saudável, a atitude do consumidor e as normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos ... -
Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
(2019-04-05)A inovação e a implementação de produtos inteligentes têm crescido nos últimos anos, tendo em vista que o desenvolvimento das novas tecnologias possibilita que os produtos sejam adaptativos e gerem facilidades para o ser ...