Mestrado Acadêmico em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 320
-
Sistemas integrados de informação: benefícios, problemas e mudanças identificados nas escolas de ensino fundamental e médio regidas pela 4ªCRE
(2020-03-18)As tecnologias e os sistemas de informação avançaram significativamente e estão mudando as formas de gestão, em nível do planejamento, controle e de tomada de decisões, inclusive para as instituições educacionais. Neste ... -
Antecedentes da lealdade à marca: um estudo no contexto de uma marca de fast food
(2019-12-16)A relação entre os consumidores e as marcas tem ganhado crescente destaque na literatura e nas práticas organizacionais recentemente, uma vez que vem se observando a importância das mesmas para a obtenção de vantagens ... -
Compras 4.0: um estudo de caso múltiplo da indústria 4.0 no processo de compras industriais
(2019-11-21)A indústria sempre foi um importante elo no desenvolvimento da humanidade. A busca por meios de produção que facilitem a vida dos seres humanos, aliada ao lucro que isso proporciona, motivou continuamente o aprimoramento ... -
Determinantes da retenção de clientes em um ambiente de serviços de transporte rodoviário de cargas
(2019-10-17)A retenção de clientes é considerada um fator competitivo, que pode potencializar o aumento de receitas (faturamento), assim como uma eventual redução de custos e um crescimento no lucro e na rentabilidade das empresas, ... -
Fatores que impactam no insucesso de micro e pequenas empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha sob a ótica de especialistas
(2019-10-10)Empresas de micro e pequeno porte contribuem para o bem-estar do local onde estão inseridas, na medida em que geram empregos, introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico. Ao produzirem bens e serviços, auxiliam ... -
Percepção do aluno de administração frente estratégias de aprendizagem ativa como inovação ao modelo tradicional de ensino
(2019-09-12)Esta dissertação apresenta uma análise sobre as estratégias de aprendizagem ativa, adotadas no curso de Administração, em IES, da região sul do Brasil. Este trabalho traz a percepção do discente sobre as práticas realizadas ... -
A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
(2019-07-22)A cultura da informação pode ser caracterizada como um diferencial competitivo para as organizações do conhecimento pois fundamenta os comportamentos que possibilitam a interpretação dos sinais do ambiente interno e externo, ... -
Implicações do fenômeno Big Data na tomada de decisão baseada em dados em uma cooperativa de crédito
(2019-07-16)Com o crescimento exponencial do volume de dados digitais à disposição das empresas nas últimas décadas, emergem novos desafios à tomada de decisão. Além do volume, também se multiplicam as fontes e formatos dos dados. ... -
Avaliação do índice de desenvolvimento humano como indicador no estabelecimento de políticas públicas na cidade de Caxias do Sul
(2019-06-28)O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mensura o desenvolvimento humano em 170 países e territórios, sendo elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Abrange as dimensões longevidade, ... -
Uso de inteligência artificial em apoio à decisão clínica: o caso do Hospital de Câncer Mãe de Deus com a ferramenta cognitiva Watson for oncology
(2019-06-17)A Inteligência Artificial é uma área da ciência com origem na década de 50, com a proposta de simulação ou reprodução da inteligência em nível humana em máquinas. A evolução tornou-a um dos pilares da Quarta Revolução ... -
A influência da competência profissional, da inteligência emocional, da produtividade e do engajamento sobre a satisfação com o trabalho em uma ambiente de serviços de saúde
(2019-06-13)A representatividade do setor de serviços está aumentando de uma forma global e a qualidade dos serviços ofertados é determinada, em grande parte, pelas habilidades, competências e atitudes dos profissionais que o prestam. ... -
A interação entre princípios cooperativistas e práticas de aprendizagem organizacional na geração de inovações sociais: análise a partir de programas sociais da Sicredi Serrana
(2019-06-12)A inovação social chama atenção dos persquisadores, assim como das organizações, devido aos novos problemas sociais que demandam soluções novas, úteis e duradouras. Define-se inovação social como um processo oriundo de ... -
Consciência ambiental, consumo saudável, atitude do consumidor e normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos
(2019-05-09)O presente estudo teve o objetivo testar um Modelo Teórico que contemplasse a consciência ambiental, o consumo saudável, a atitude do consumidor e as normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos ... -
Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
(2019-04-05)A inovação e a implementação de produtos inteligentes têm crescido nos últimos anos, tendo em vista que o desenvolvimento das novas tecnologias possibilita que os produtos sejam adaptativos e gerem facilidades para o ser ... -
A interação entre a aprendizagem formal e informal para o desenvolvimento de gestores: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior
(2019-02-05)A aprendizagem organizacional evidencia as habilidades e os processos de construção e utilização do conhecimento para que ocorra aprendizagem no contexto organizacional. A necessidade de evolução e contínuas mudanças ... -
Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
(2019-01-30)A estratégia de precificação baseada em descontos no preço pode influenciar positivamente ou negativamente as percepções dos consumidores. Entretanto, esta pesquisa se deteve a analisar consequências negativas decorrentes ... -
Facilitação de valor, valor de uso e satisfação de clientes como determinantes da intenção de recompra no contexto de uma instituição de ensino superior
(2018-11-16)O tema desta dissertação está centrado nos construtos que determinam a intenção de recompra, na qual a pesquisa se ambienta em uma Universidade de Caxias do Sul. O objetivo desta pesquisa foi o de desenvolver, testar e ... -
A imagem de lojas online e seus impactos sobre a intenção de recompra
(2018-11-16)A Tecnologia da Informação e a internet passaram a proporcionar novo ambiente de negócios onde consumidores, empresas e fornecedores encontraram alternativa aos tradicionais processos de negócios: o comércio eletrônico ... -
Avaliação dos sistemas de compliance com a governança corporativa nas organizações da Serra Gaúcha : uma análise nas empresas de capital aberto com ações na BM&F Bovespa
(2018-10-28)A fraude nos negócios do âmbito empresarial causa temor para a alta direção das organizações, devido à complexidade e ao dinamismo dos processos corporativos, que ensejam ao descontrole da ética de responsabilidade. Contudo, ... -
Aprendizagem organizacional na difusão da inovação : estudo de caso com funcionários de uma agência bancária com atendimento digital
(2018-10-19)A difusão da inovação determina o processo pelo qual uma inovação é comunicada, informada por determinados canais, em um espaço de tempo, entre membros de um sistema social. Já a inovação de serviços engloba a importância ...