Mestrado Acadêmico em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 306
-
A interação entre a aprendizagem formal e informal para o desenvolvimento de gestores: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior
(2019-02-05)A aprendizagem organizacional evidencia as habilidades e os processos de construção e utilização do conhecimento para que ocorra aprendizagem no contexto organizacional. A necessidade de evolução e contínuas mudanças ... -
Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
(2019-01-30)A estratégia de precificação baseada em descontos no preço pode influenciar positivamente ou negativamente as percepções dos consumidores. Entretanto, esta pesquisa se deteve a analisar consequências negativas decorrentes ... -
Facilitação de valor, valor de uso e satisfação de clientes como determinantes da intenção de recompra no contexto de uma instituição de ensino superior
(2018-11-16)O tema desta dissertação está centrado nos construtos que determinam a intenção de recompra, na qual a pesquisa se ambienta em uma Universidade de Caxias do Sul. O objetivo desta pesquisa foi o de desenvolver, testar e ... -
A imagem de lojas online e seus impactos sobre a intenção de recompra
(2018-11-16)A Tecnologia da Informação e a internet passaram a proporcionar novo ambiente de negócios onde consumidores, empresas e fornecedores encontraram alternativa aos tradicionais processos de negócios: o comércio eletrônico ... -
Avaliação dos sistemas de compliance com a governança corporativa nas organizações da Serra Gaúcha : uma análise nas empresas de capital aberto com ações na BM&F Bovespa
(2018-10-28)A fraude nos negócios do âmbito empresarial causa temor para a alta direção das organizações, devido à complexidade e ao dinamismo dos processos corporativos, que ensejam ao descontrole da ética de responsabilidade. Contudo, ... -
Aprendizagem organizacional na difusão da inovação : estudo de caso com funcionários de uma agência bancária com atendimento digital
(2018-10-19)A difusão da inovação determina o processo pelo qual uma inovação é comunicada, informada por determinados canais, em um espaço de tempo, entre membros de um sistema social. Já a inovação de serviços engloba a importância ... -
Efeitos dos níveis de preço e do conhecimento da marca sobre a percepção de valor, da qualidade, da justiça, do simbolismo e da intenção de compra
(2018-10-17)O entendimento sobre o comportamento do consumidor é essencial para compreender as necessidades e desejos das pessoas, bem como o comportamento da oferta e da demanda. Além disso, é importante saber de que forma o consumidor ... -
Universidade empreendedora na percepção de seus stakeholders : um estudo na Universidade de Caxias do Sul
(2018-10-04)Os papéis científicos estão cada vez mais eliminando as fronteiras entre ciência e negócios. A tríplice hélice (TH) é reconhecida como uma abordagem que propõe um modelo de sistema de inovação para o desenvolvimento regional, ... -
Jovens geração Z : percepções na construção de um caminho em direção ao mundo do trabalho
(2018-08-09)Pesquisa realizada pela Agenda Juventude Brasil (SNJ, 2014) retratou ser a inserção no mundo do trabalho um dos temas mais relevantes para a vida dos jovens. O objetivo central desse estudo foi avaliar o posicionamento dos ... -
A tomada de decisão estratégica pela alta direção em uma perspectiva bourdiesiana na ótica da estratégia com prática
(2018-07-19)Este trabalho investigou as práticas de tomada de decisão estratégica da alta direção (TMT) em uma empresa metalúrgica de Caxias do Sul utilizando a abordagem sociológica da Estratégia como Prática na perspectiva de Pierre ... -
Cocriação, valor de uso, satisfação e custos de troca como antecedentes da retenção de cliente no ensino superior
(2018-07-30)A retenção de clientes é considerada uma possível fonte de vantagem competitiva e um fatorchave de sucesso para organizações que buscam melhorar sua participação de mercado, lucratividade e rentabilidade. Entretanto, ainda ... -
Technology entrepreneurship: an exploratory study
(2018-05-21)Empreendedorismo tecnológico refere-se ao uso de tecnologia para criar e explorar oportunidades de forma a gerar valor, baseado nos conceitos de empreendedorismo, e tecnologia que podem gerar inovação. Com base nessa ... -
Aprendizagem em nível organizacional através da interação entre o formal e o informal no desenvolvimento de aplicativos em uma instituição financeira
(2018-04-03)Os avanços na tecnologia da informação têm transformado a oferta, o desenvolvimento e a forma de consumo dos produtos e serviços financeiros. Porém, investimentos em TI de maneira isolada não promovem uma vantagem sustentável, ... -
Sustentabilidade social como resultado da inovação social corporativa: análise a partir de práticas sociais realizadas por organizações do setor privado
(2018-05-15)O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas sociais em organizações do setor privado e sua aproximação com as expectativas e resultados da sustentabilidade social, a partir das dimensões da inovação social. ... -
Fatores de estímulo à captação de capital de risco para projetos
(2018-04-25)O investimento em capital de risco, enquanto participação acionária em projetos embrionários, ou ainda em fase inicial, é envolto em incerteza, baixa liquidez e grande risco, oferecendo como contrapartida uma possibilidade ... -
Inovação tecnológica e lealdade à marca: estudo de uma empresa do ramo de estruturas metálicas na Região Sul do Brasil.
(2018-04-20)A marca é um sistema integrado de ações que envolvem o comprometimento desde o planejamento, a fase de entrega e de toda a manutenção dos atributos materiais e de imagem do negócio de uma empresa. Nesse sentido, a dissertação ... -
Sistema agroalimentar local da pecuária bovina de corte dos Campos de Cima da Serra e a visão baseada em recursos: ativos territoriais e a obtenção de vantagem competitiva
(2018-04-16)Os conceitos de território e Sistema Agroalimentar Local (SIAL) são considerados relevantes no cenário competitivo globalizado na medida que agregam em nível meso, a capacidade de reação e criação de oportunidades pelos ... -
Grau de maturidade da gestão e práticas ambientais: estudo das empresas do setor de componentes para calçados no RS, SC, e SP
(2018-04-11)A gestão ambiental empresarial tornou-se um dos principais tópicos de estratégia de negócios, objeto de estudos para a academia e uma necessidade para empresas, em especial para aquelas que possuem alto impacto ambiental. ... -
Análise de relação entre as âncoras de carreira e atitudes de carreira proteana e sem fronteiras na geração z
(2018-03-09)Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise da relação entre as âncoras de carreira e atitudes de carreira proteana e sem fronteiras na geração Z. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico sobre o tema ... -
Impactos da inovatividade, da inovação de produto e da capacidade tecnológica no desempenho organizacional
(2018-02-28)O ambiente competitivo organizacional apresenta grande velocidade de transformação devido às pressões competitivas do mercado. Ao observar o cenário globalizado, há movimentos que surgiram do conceito indústria 4.0, ...