Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.authorFey, Ademar Felipe
dc.contributor.otherLopes, Daniel de Queiroz
dc.contributor.otherAzevedo, Tânia Maris de
dc.date.accessioned2014-06-03T14:20:57Z
dc.date.available2014-06-03T14:20:57Z
dc.date.issued2014-06-03
dc.date.submitted2012-06-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/543
dc.descriptionEste trabalho de investigação estabeleceu como objetivos principais identificar as principais dificuldades técnicas e pedagógicas na utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle por parte dos professores de uma instituição de nível superior, e, ainda, propor sugestões de ações para a superação das dificuldades apresentadas. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, sendo que a coleta de dados envolveu, num primeiro momento, um questionário respondido por vinte e cinco professores, e, num segundo momento, por uma entrevista semiestruturada com cinco professores selecionados do grupo inicial. Na análise do corpus, constituído pelas respostas das questões do questionário e pelas falas dos professores na entrevista semiestruturada, utilizou-se o método de análise textual discursiva. Para o suporte teórico deste trabalho, foi utilizada a teoria sóciointeracionista de Vigotski, e os principais conceitos considerados dessa teoria foram interação, mediação e zona de desenvolvimento proximal. A partir da análise do corpus, foi possível identificar algumas dificuldades enfrentadas no uso do Moodle pelos professores participantes da investigação; propor ações de melhoria em sua capacitação, bem como ações de divulgação e conscientização do uso do Moodle por professores e alunos; e desafiar o professor a uma reflexão acerca do uso das tecnologias de informação e comunicação na Educação. Os resultados desse estudo indicam que o uso do Moodle pode desencadear mudanças na prática educativa do professor, levando-o a uma possível quebra de paradigma, no sentido de mudar a sua concepção pedagógica e epistemológica, alterando a prática de ensino diretivo para uma prática que privilegie o ensino construtivista.pt_BR
dc.description.abstractThis study has established as its main objectives to identify the main pedagogical and technical difficulties in using the Moodle virtual learning environment for teachers of an institution of higher education and propose suggestions for actions to overcome the difficulties presented. The research was qualitative, being that the data were collected, at first, a questionnaire for twenty-five teachers, and a second time, by a semi-structured interviews with five teachers selected from the group home. To the analysis of the corpus, consisting of the responses of the questionnaire and the speech of teachers in semi-structured interview, was used the method of textual analysis of discourse. For the theoretical support of this work was used the social interactionist theory of Vygotsky and the main concepts of this theory were considered interaction, mediation and zone of proximal development. From the analysis of the corpus was possible to identify some difficulties in the use of Moodle for teachers to research and proposing actions to improve their skills, as well as actions of dissemination and awareness of the use of Moodle for teachers and students, well as challenging the teacher to reflect on the use of information and communication technologies in education. The results of this study indicate that the use of Moodle can trigger a change in educational practice of the teacher, leading him to a possible paradigm shift in order to change their epistemological and pedagogical design, changing the practice of directive teaching to a practice that promotes constructivist teaching.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEducational practiceen
dc.titleDificuldades e oportunidades para o professor do ensino superior no uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodlept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9608041333632604pt_BR
mtd2-br.author.lattesFEY, A. F.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples