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dc.contributor.advisorRosa, Geraldo Antônio da
dc.contributor.authorBarbieri, Simone Côrte Real
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherVeiga Neto, Alfredo José da
dc.contributor.otherTrevisan, Amar
dc.contributor.otherLuce, Maria Beatriz
dc.date.accessioned2020-02-19T12:00:06Z
dc.date.available2020-02-19T12:00:06Z
dc.date.issued2020-02-18
dc.date.submitted2019-11-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5465
dc.descriptionEsta tese apresenta um estudo sobre os movimentos de explicitação da formação docente na Base Nacional Comum Curricular, pelas lentes da biopolítica. O trabalho foi desenvolvido dialogando com Freire e Foucault para delimitar as concepções de educação a partir de suas finalidades e do conceito de sujeito. Pelo entendimento de que serão determinantes na problematização da formação docente por essas lentes, Nóvoa, Tardif, Veiga-Neto, Agamben e outros autores foram convidados a fazer parte desses diálogos. O problema desta pesquisa constitui-se a partir da seguinte interrogação: quais as possíveis intencionalidades biopolíticas da não explicitação da formação docente na Base Nacional Comum Curricular? O objetivo da tese foi: investigar a explicitação dos processos de formação docente na Base Nacional Comum Curricular – BNCC na perspectiva biopolítica. Os desdobramentos desse objetivo aparecem distribuídos ao longo da tese da seguinte forma: na Introdução, explicita-se a relevância da pesquisa, através da definição do problema, dos objetivos e de uma breve contextualização do objeto da pesquisa. No segundo capítulo discute se os pressupostos epistemológicos e teórico-metodológicos que fundamentam a elaboração de políticas educacionais, enquanto dispositivos de controle voltados para normalização social; no capítulo três apresenta-se a construção das ferramentas conceituais a serem aplicadas nos processos de análise implementado no capítulo seguinte. No quarto capítulo caracteriza-se a BNCC e a Política Nacional de Formação de Professores nela referida, apresentando os documentos em suas especificidades, sua organização e elaboração; no quinto capítulo analisa-se intencionalidades da BNCC, à luz de uma perspectiva biolítica, em seus desdobramentos e reverberações na formação de professores a partir das categorias que emergem nesses processos de análise e que foram aplicadas na sistematização dos resultados. A discussão da problemática educacional pelas lentes da biopolítica, foi realizada a partir de Foucault, através dos conceitos de sujeito, processos de subjetivação e biopolítica. A partir de Freire por meio da problematização dos conceitos de educações, vontade ontológica de ser mais e autoedificação. Pelas aproximações e distanciamentos entre Freire e Foucault foram delineados os marcadores da perspectiva biopolítica de análise da BNCC. Quais sejam: dispositivos de controle e normalização contidos e embutidos nas diretrizes educacionais, relações de poder, possibilidades de constituição subjetiva. A formação docente foi discutida a partir de Tardif e Nóvoa, com a introdução de outros autores que discutem os possíveis enquadramentos subjacentes aos estudos da BNCC. A estratégia metodológica da pesquisa foi feita por meio de análise monumental, iniciando com uma análise documental da BNCC, transformada em monumento pela consideração dos múltiplos enquadramentos possíveis a partir dos contextos onde se cria, enuncia, implementa e reverbera uma política educacional. Como resultado afirma-se que as políticas de formação de professores não foram explicitadas no texto da BNCC, mais do que isso, que há exclusão intencional da formação docente no documento a partir das lentes da biopolítica. Essa exclusão acaba por minar a relevância dos professores e diminuir sua ação política; fortalecer os contextos de empresariamento da escola; desqualificar a educação e garantir a verticalização dos processos de ensino. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents a study on the movements of explicit teacher improvement1 in the National Common Curricular Base, through the biopolitics perspectives. The study was developed in dialogue with Freire and Foucault to define the conceptions of education based on their purposes and the concept of subject. By understanding that they will be decisive in problematizing teacher improvement from that perspective Nóvoa, Tardif, Veiga-Neto, Agamben and other authors were invited to be part of these dialogues. The problem of this research is constituted from the following question: what are the possible biopolitical intentions of the non-explicitity of the teacher improvement in the National Common Curricular Base? The objective of the thesis was: to investigate the explanation of teacher imrpovement processes in the National Common Curricular Base - BNCC in the biopolitical perspective. The consequences of this objective appear distributed throughout the thesis as follows: in the Introduction, the relevance of the research is explained, through the definition of the problem, the objectives and a brief contextualization of the research object. The second chapter discusses the epistemological and theoretical-methodological assumptions that underlie the development of educational policies, as control devices aimed at social normalization; chapter three presents the construction of conceptual tools to be applied in the analysis processes implemented in the next chapter. In the fourth chapter, the BNCC and the National Teacher Improvement Policy referred to therein are characterized, presenting the documents in their specificities, their organization and elaboration; in the fifth chapter, the intentions of BNCC are analyzed, in the light of a biopolitics perspective, in its consequences and reverberations in the formation of teachers from the categories that emerge in these analysis processes and that were applied in the systematization of the results. The discussion of educational issues through the perspectives of biopolitics, was carried out from Foucault, through the concepts of subject, subjectification processes and biopolitics. From Freire through the problematization of the concepts of education, ontological will to be more and selfbuilding. Through the approximations and distances between Freire and Foucault, the markers of the biopolitical perspective of analysis of the BNCC were highlihted. That is: control and standardization devices contained and embedded in educational guidelines, power relations, possibilities of subjective constitution. Teacher imrpovement was discussed from Tardif and Nóvoa, with the introduction of other authors who discuss the possible frameworks underlying BNCC researches. The methodological strategy of the research was made through monumental analysis, starting with a documentary analysis of the BNCC, transformed into a monument by considering the multiple possible frameworks from the contexts in which an educational policy is created, enunciates, implements and reverberates. As a result, it is stated that teacher imrpovement policies were not made explicit in the BNCC text, more than that, that there is an intentional exclusion of teacher imrpovement in the document from the lens of biopolitics. This exclusion ends up undermining the relevance of teachers and reducing their political action; strengthen the contexts as the “school's as a business”; disqualify education and ensure the verticalization of teaching processes. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectBiopoliticsen
dc.subjectCommon Base National Curriculumen
dc.subjectEducationen
dc.titleIntencionalidades biopolíticas do silenciamento da formação docente na BNCCpt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7936642860556034pt_BR
mtd2-br.author.lattesBARBIERI, Simone Côrte Realpt_BR


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