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dc.contributor.advisorSchiavo, Leandro Rogerio
dc.contributor.authorReis, Eliandro dos
dc.contributor.otherMartins, Nilton José Goulart
dc.contributor.otherMomoli, Jose Alberto
dc.date.accessioned2020-03-10T16:55:54Z
dc.date.available2020-03-10T16:55:54Z
dc.date.issued2019-12-08
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5525
dc.descriptionA área trabalhista das empresas é executada por profissionais de departamento de pessoal e que exige uma gama de conhecimentos devido a quantidade de legislações trabalhistas, previdenciárias e civis aplicadas no desenvolvimento dos cálculos e informações geradas ao fisco. Com a necessidade do fisco em controlar e melhorar as exigências legais, institui sistemas de controle da movimentação fiscal das empresas, de forma online. Destes sistemas, surge o eSocial que envolve vários órgãos do Governo, tendo por objetivo a unificação na prestação de informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e com a finalidade de padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição. O eSocial não, altera ou suprime a legislação vigente e as obrigações previdenciárias, trabalhistas e tributárias, mas surgiu para racionalizar o cumprimento das obrigações já existentes, trazendo uma nova realidade nas rotinas do departamento de pessoal. Diante disso, a pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais as mudanças na rotina do profissional de departamento de pessoal em uma empresa concessionária de Caxias do Sul, para atender as exigências do eSocial? Para responder essa questão pergunta elaborou-se um levantamento bibliográfico e, complementarmente, um estudo de caso. Quanto aos objetivos a pesquisa apresenta-se descritiva, e quanto a abordagem do problema é classificada como qualitativa. Concluiu-se que o eSocial agregou outras obrigações e trouxe uma nova realidade nas rotinas do departamento de pessoal. As mudanças mais significativas são o envio dos eventos, a sequência cronológica das informações entregues e o monitoramento de aceitabilidade no portal do eSocial. O projeto ainda está em fase de implantação e parte das informações estão previstas para iniciar a entrega mais adiante, que é o caso dos dados da saúde e segurança dentro do ambiente de trabalho dos empregados.pt_BR
dc.description.abstractA The companies' labor area is performed by personnel department professionals and it requires a range of knowledge due to the amount of labor, social security and civil laws applied in the development of calculations and information generated to the tax authorities. With the tax authorities' need to control and improve legal requirements, it establishes systems for controlling the movement of companies, online. From these systems, there is the eSocial that involves various Government agencies, aiming at unifying the provision of information regarding the bookkeeping of tax, social security and labor obligations and with the purpose of standardizing their transmission, validation, storage and distribution. The eSocial does not change or suppress the current legislation and social security, labor and tax obligations, but it emerged to rationalize the fulfillment of existing obligations, bringing a new reality in the routines of the personnel department. Given this, the research seeks to answer the following question: What are the changes in the routine of the personnel department in a concessionaire company in Caxias do Sul, to meet the requirements of eSocial? To answer this question, a bibliographic survey and, in addition, a case study were prepared. Regarding the objectives the research is descriptive, and the approach to the problem is classified as qualitative. It was concluded that eSocial added other obligations and brought a new reality in the personnel department routines. The most significant changes are the submission of events, the chronological sequence of information delivered, and the acceptability monitoring on the eSocial portal. The project is still in the implementation phase and part of the information is expected to begin delivery later, which is the case for health and safety data within the employees' work environment.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjecteSocial (Projeto)pt_BR
dc.subjectSPED (Sistema de recuperação da informação).pt_BR
dc.titleSPED eSocial e as mudanças na rotina dos profissionais de departamento de pessoal de uma empresa concessionária de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Contábeispt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Farroupilhapt_BR
local.data.embargo2019-12-08 00:00:00


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