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dc.contributor.advisorMissell, Valquíria Villas Boas Gomes
dc.contributor.authorTroes, Fernanda
dc.contributor.otherRitter, Carla Eliana Todero
dc.contributor.otherGiovanela, Marcelo
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.date.accessioned2020-03-18T12:44:30Z
dc.date.available2020-03-18T12:44:30Z
dc.date.issued2020-03-18
dc.date.submitted2019-12-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5555
dc.descriptionEste trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo, investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à luz dos fundamentos da educação. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é promover a aprendizagem ativa e significativa, articulando modelagem e tecnologia em um ambiente colaborativo, em torno do tema “Ligações Iônicas”. Para tanto foi elaborada uma proposta para o ensino de ligações iônicas, a partir do “modelo de modelagem”, proposto por Justi e Gilbert (2000), e foi desenvolvida em uma turma de 1° série do Ensino Médio de uma escola privada no munícipio de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O problema de pesquisa veio ao encontro do seguinte questionamento: Como a utilização de estratégias ativas de modelagem pode contribuir para que alunos da 1ª série do Ensino Médio aprendam de forma significativa e duradoura, aspectos conceituais relativos ao tema “Ligações Iônicas”? No ano letivo de 2015, foi aplicado um projeto piloto com uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências – Química, uma vez que neste ano são apresentados os conceitos iniciais para explicar a formação da ligação química. No ano seguinte, foi aplicado o presente projeto com uma turma da 1° série do Ensino Médio da mesma escola e constituída pelos mesmos alunos do ano anterior, agora promovidos para a série seguinte. Essa pesquisa apresenta como os alunos construíram uma visão qualitativa de ligações iônicas, quando inseridos em um ambiente interativo de aprendizagem que lhes permitiu, através de um programa de computador, representar seus modelos mentais, tornando os concretos, estabelecendo relações entre os conhecimentos prévios com as novas evidências. Além disso, os alunos puderam validar, através de experimentos mentais, e adequar seus modelos para diferentes situações. Os resultados desta pesquisa sugerem uma recomendação para que demais assuntos da área da Química possam ser trabalhados de maneira similar, promovendo a fusão da modelagem e tecnologia no ensino de Química.pt_BR
dc.description.abstractThis work was developed in the research line "Fundamentals and Educational Strategies in Teaching Science and Mathematics" which aims to investigate, evaluate and implement educational strategies in the light of the fundamentals of education. In this context, the objective of this work is to promote active and meaningful learning, articulating modeling and technology in a collaborative environment, around the theme "Ionic Connections". For that, a proposal was made for the teaching of ionic bonds, based on the "modeling model", proposed by Justi and Gilbert (2000), and was developed in a high school class of a private school in the municipality of Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. The research problem came to the following question: How can the use of modeling activities contribute to students of the 1st grade of the Secondary Education to learn, in an active and lasting way, conceptual aspects to the theme "Ionic Connections". In the academic year 2015, a pilot project was applied with a class of 9th year of Elementary School II, in the discipline of Sciences - Chemistry, since this year the initial concepts to explain the formation of the chemical bond are presented. The following year, the present project was applied to a first-grade high school class from the same school and made up of the same students from the previous year, now promoted to the next series. This research presents how students constructed a qualitative view of ionic bonds, when inserted in an interactive learning environment that allowed them, through a computer program, to represent their mental models, making them concrete, establishing relationships between previous knowledge with the new evidence. In addition, students were able to validate, through mental experiments, and tailor their models to different situations. The results of this research suggest a recommendation for other issues in the Chemistry area to be worked in a similar way, promoting the fusion of modeling and technology in the teaching of Chemistry.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLigações químicaspt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingen
dc.subjectChemical bondsen
dc.subjectActive learningen
dc.titleModelagem no ensino de ciências: uma análise no estudo de ligações iônicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2443364973936878pt_BR
mtd2-br.author.lattesTROES, F.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorGiovannini Junior, Odilon


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