dc.contributor.advisor | Matos, Sônia Regina da Luz | |
dc.contributor.author | Tronca, Cláudia de Queiroz Fochesato | |
dc.contributor.other | Rela, Eliana | |
dc.contributor.other | Carbonara, Vanderlei | |
dc.contributor.other | Adó, Máximo Daniel Lamela | |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T12:08:23Z | |
dc.date.available | 2020-03-19T12:08:23Z | |
dc.date.issued | 2020-03-19 | |
dc.date.submitted | 2019-12-18 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5562 | |
dc.description | Esta dissertação está fundamentada em um estudo que desvela nosso tensionamento em relação à maneira como a escrita é tomada, em especial, no terceiro ano do Ensino Médio. Nessa fase escolar, o ato de escrever fica reduzido às redações destinadas à realização da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, seguem um modelo que é basicamente comparado a um funcionamento de maquinaria (VARELA & URIA, 1992), evidenciado nos parágrafos de conclusão de redações nota 1000 presentes na Cartilha do Participante do Inep do ano de 2018. Logo, trama-se um combate pelo conceito de jurisprudência do filósofo francês Gilles Deleuze (1996), que possibilita engendrar um caminho que autoriza outros funcionamentos de escrita na referida etapa escolar, levando-se em conta o tensionamento arguido em relação à maquinaria da escrita. Por fim, apresenta-se um Estatuto da Jurisprudência com o intuito de ratificar a base formativa dos argumentos e dos pedidos elencados à peça-pesquisa. A experimentação desta pesquisa se dá pelas vias da elaboração de uma peça-pesquisa que propõe mostrar, conceitualmente, que a escrita enquanto jurisprudência se afasta das práticas de um ensino ordenador. Postula-se, portanto, por uma escrita que não esteja atrelada a fórmulas e a modelos para atender a uma única tipologia textual. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper is based on a study that reveals our tension regarding the way writing is taken, especially in the third year of high school. In this school phase, the act of writing is reduced to the essays for the writing exam of the National High School Exam (Enem), so they follow a model that is compared to a functioning machinery (VERELA & URIA, 1992), a fact that is evidenced in concluding paragraphs of essays of score 1000 in the Inep Participant's Booklet of 2018. Thus, a struggle is made for the concept of jurisprudence of the French philosopher Gilles Deleuze (1996), which makes it possible to devise a path that allows other writing functions in the referred school stage, taking into account the tension argued in relation to the writing machinery. Finally, the Statute of Jurisprudence is presented in order to ratify the formative basis of the arguments and requests listed in the statement of fact. The experimentation of this study takes place through the elaboration of a piece of research that aims to show, conceptually, the against redacting of writing and require, through the concept of jurisprudence, the authorization of a writing that deviates from the practices of a utilitarian teaching.Therefore, it is postulated by a writing that is not linked to formulas and models to meet a single textual typology. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Redação | pt_BR |
dc.subject | Ensino secundário | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Writing | en |
dc.subject | Education, Secondary | en |
dc.subject | Writing | en |
dc.title | Jurisprudência para uma escrita redacionalizada | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7134174051776803 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | TRONCA, C. Q. F. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |