Mostra i principali dati dell'item
Esquiando de olhos fechados: estudo de caso sobre o processo de ensino do esqui para uma pessoa com deficiência visual
dc.contributor.advisor | Goulart, Renata Ramos | |
dc.contributor.author | Finn, Bruna Letícia | |
dc.contributor.other | Bellini, Magda Amabile Biazus Carpeggiani | |
dc.contributor.other | Goulart, Renata Ramos | |
dc.date.accessioned | 2020-03-26T03:44:55Z | |
dc.date.available | 2020-03-26T03:44:55Z | |
dc.date.issued | 2019-07-11 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5630 | |
dc.description | O esqui é um esporte de neve muito democrático, praticado por crianças, jovens e adultos,podendo também ser adaptado a pessoas com alguma limitação física, intelectual ou deficiência sensorial, seja visual ou auditiva. Praticar a modalidade em um parque de neve indoor na Serra Gaúcha é uma opção de local, além dos países contemplados pela neve. Objetivo: descrever as etapas de um processo de ensino-aprendizagem do esqui para uma pessoa com deficiência visual com foco no potencial adaptativo do participante, de modo que esta aprendizagem ocorra de forma segura e prazerosa. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, de corte qualitativo. Os instrumentos foram, observações, registro de imagem por filmagem e entrevistas. O local da pesquisa foi no parque de neve Snowland em Gramado/RS, durante os meses de março a maio de 2019. Resultados: com relação as etapas do processo de ensino e aprendizagem, o participante demonstrou evolução na aquisição dos movimentos específicos para a prática do esqui, bem como lateralidade, percepção espacial, consciência corporal, equilíbrio, além de autoconfiança, e confiança na guia. Os comandos verbais claros e objetivos são recursos fundamentais para facilitar a orientação no aluno com cegueira na descida da montanha de neve. Respeitar o tempo de desenvolvimento do aprendiz e explorar suas habilidades também se mostra uma estratégia fundamental. Conclusão: Praticar o esqui é um desafio para qualquer indivíduo, as dificuldades apresentadas pelo participante da pesquisa não são muito diferentes das que pessoas sem deficiência visual apresentam, o que significa que não é a deficiência o principal problema, mas sim a falta de estímulo (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | Skiing is a very democratic sport of snow practiced by children, young people and adults, and can also be adapted to people with some physical, intellectual or sensorial limitation, either visual or regarding the hearing. Practicing the modality in an indoor snow park in RS heights is an option of place, in addition to the countries contemplated by the snow. Objective: to describe the stages of a ski teaching-learning process for a visually impaired person with a focus on the participant's adaptive potential, so that this learning occurs safely and pleasantly. Methodology: This is a case study, with a qualitative cut. The instruments were, observations, recording of image by filming and interviews. The research site was at Snowland Snow Park in Gramado/RS, during the months of March to May 2019. Results: in relation to the stages of the teaching and learning process, the participant demonstrated an evolution in the acquisition of specific movements for the practice of skiing as well as laterality, spatial perception, body awareness, balance, plus self-confidence, and confidence in the guide. Clear and objective verbal commands are key resources to facilitate student orientation with blindness in the path of the snow mountain. Respecting the learner's development time and exploring their skills also shows a fundamental strategy. Conclusion: Practicing skiing is a challenge for any individual, the difficulties presented by the research participant are not very different from those presented by non-disabled people, which means that it is not the deficiency that is the main problem, but the lack of stimulation (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Esqui e esquiação | pt_BR |
dc.subject | Transtornos da visão | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Esquiando de olhos fechados: estudo de caso sobre o processo de ensino do esqui para uma pessoa com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-07-11 00:00:00 |