• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A formação em competência intercultural do estudante de comércio internacional

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Arlindo Maciel Martins Júnior.pdf (1.409Mb)
Data
2019-07-09
Autor
Martins Junior, Arlindo Maciel
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A competitividade dos mercados em nível mundial vêm gerando um movimento na economia do Brasil. Acompanhou-se nos últimos anos, o país despontar como um dos protagonistas entre os principais players mundiais. Nesse fluxo de crescimento dos países emergentes, houve transformações nas maneiras como ocorrem as transações mundiais. Dentre essas práticas, podem ser citadas desenvolvimentos de novos mercados, rodadas de negociações, abertura de centros de distribuição até a funcionários expatriados para atuar no país em que se deseja prosperar. Para isso, é necessário que existam profissionais aptos a lidarem com as diferenças culturais, nuances de costumes, entraves relativos aos diferentes idiomas. Dentre essas habilidades de lidar com os constantes desafios, os acadêmicos denominaram tais características como Competência Intercultural. Logo, este trabalho analisa o conjunto de habilidades em suas diferentes dimensões, para aferir se estudantes do curso de Comércio Internacional da Universidade de Caxias possuem essas competências consigo. Para tanto, buscou-se utilizar uma escala já validada em estudos anteriores e aplicá-la aos alunos em forma de pesquisa. Em termos metodológicos, utilizou-se um questionário quantitativo, de características survey aplicado aos alunos do Curso de Comércio Internacional que se encontram a partir do quarto semestre da graduação para verificação de competência intercultural e proficiência na língua inglesa. Conclui-se que os estudantes respondentes da pesquisa apresentam alta competência cultural e proficiência na língua inglesa considerada como proficiência profissional geral na escala ILR, embasando a ideia que o curso atende aos objetivos propostos no projeto pedagógico. (sic)
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5725
Collections
  • Comércio Internacional - Bacharelado [189]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV