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dc.contributor.advisorLazzari, Fernanda
dc.contributor.authorPereira, Gabriel
dc.contributor.otherAndrade, Simone
dc.contributor.otherVerruck, Fábio
dc.date.accessioned2020-04-06T14:31:28Z
dc.date.available2020-04-06T14:31:28Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5739
dc.descriptionO ritmo musical Funk Brasileiro, nascido nas periferias cariocas, está sendo expandido para mercados externos. O presente trabalho analisa as principais características da internacionalização do ritmo. Para tal, a pesquisa foi dividida em duas fases, a primeira, qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada através de entrevistas de profundidades buscando coletar a opinião dos profissionais da área. A segunda fase, quantitativa de caráter descritivo, realizada através de um mapeamento do consumo do ritmo no mundo através de dados obtidos no Youtube Charts. Para análise dos resultados, foram comparadas as informações obtidas juntamente à literatura disponível e fontes externas. Os resultados demonstram que algumas das teorias de internacionalização de empresas estão sendo aplicadas para investidas internacionais de artistas do Funk. Além disto, o presente estudo propõe que a diversificação do ritmo tende a facilitar a entrada em outros países, assim como a parceria com artistas consagrados no cenário global e composições em outros idiomas. É proposto que mercados com distância psíquica menor devam ser prioridades para a primeira investida internacional dos artistas do ritmo.(sic)pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian Funk musical rhythm, born in the carioca peripheries, is being expanded to foreign markets. This paper analyzes the main characteristics of this rhythm internationalization. To this end, the research was divided into two phases, the first, qualitative exploratory, operationalized through in-depth interviews seeking to collect the opinion of professionals in the industry. The second phase, quantitative and descriptive, carried out by mapping the consumption of rhythm in the world through data obtained from Youtube Charts. To analyze the results, the information obtained from the available literature and external sources were compared. The results show that some of the internationalization theories of companies are being applied to international attacks of Funk artists. In addition, the present study proposes that rhythm diversification tends to facilitate entry into other countries, as well as partnership with world-renowned artists and compositions in other languages. It is proposed that markets with shorter psychic distance should be priorities for the first international onslaught of rhythm artists.(sic)pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFunk (Música)pt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleAnálise da internacionalização do funk brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-11 00:00:00


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