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Desenvolvimento de ensaio dinamométrico em escala reduzida para sistema de freio de sapata ferroviária

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TCC Diovane de Castro da Silva.pdf (1.895Mb)
Data
2019-12-16
Autor
Silva, Diovane de Castro da
Orientador
Acosta, Victor Hugo Velazquez
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho destinou-se ao desenvolvimento de ensaio em escala reduzida para um sistema de freio de sapata ferroviária, e para tal foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os fenômenos de ensaios em escala, construindo alternativa de protótipo e analisando sua aplicabilidade em testes realizados em dinamômetros inerciais. Foram realizados ensaios baseados na Norma AAR M-926/2015 em sistema de freio protótipo, com adequação de parâmetros e do equipamento de ensaio, para permitir correlação com a escala real. Os parâmetros correlacionados foram a velocidade, a carga e a força de atuação. Para simulação em escala reduzida foi utilizada a mesma velocidade de escorregamento e a mesma pressão específica de contato do conjunto sapata de freio/roda. Nos ensaios realizados, percebeu-se que os resultados do coeficiente de atrito foram compatíveis para o material que utiliza resina seca na sua composição, enquanto que o material com resina líquida apresentou valores menores, influenciado pelo maior aquecimento do disco de freio. Buscou-se manter a mesma temperatura entre os ensaios, porém essa foi a principal dificuldade encontrada. De forma geral, o trabalho apresentou resultados satisfatórios no atendimento aos objetivos propostos (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5757
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [314]

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