Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAcosta, Victor Hugo Velazquez
dc.contributor.authorSilva, Diovane de Castro da
dc.contributor.otherKucera, Sérgio da Silva
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.date.accessioned2020-04-07T12:53:29Z
dc.date.available2020-04-07T12:53:29Z
dc.date.issued2019-12-16
dc.date.submitted2019-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5757
dc.descriptionEste trabalho destinou-se ao desenvolvimento de ensaio em escala reduzida para um sistema de freio de sapata ferroviária, e para tal foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os fenômenos de ensaios em escala, construindo alternativa de protótipo e analisando sua aplicabilidade em testes realizados em dinamômetros inerciais. Foram realizados ensaios baseados na Norma AAR M-926/2015 em sistema de freio protótipo, com adequação de parâmetros e do equipamento de ensaio, para permitir correlação com a escala real. Os parâmetros correlacionados foram a velocidade, a carga e a força de atuação. Para simulação em escala reduzida foi utilizada a mesma velocidade de escorregamento e a mesma pressão específica de contato do conjunto sapata de freio/roda. Nos ensaios realizados, percebeu-se que os resultados do coeficiente de atrito foram compatíveis para o material que utiliza resina seca na sua composição, enquanto que o material com resina líquida apresentou valores menores, influenciado pelo maior aquecimento do disco de freio. Buscou-se manter a mesma temperatura entre os ensaios, porém essa foi a principal dificuldade encontrada. De forma geral, o trabalho apresentou resultados satisfatórios no atendimento aos objetivos propostos (sic).pt_BR
dc.description.abstractThis work was aimed at the development of a small scale test for a railway shoe brake system. Bibliographic research on the scale test phenomena was carried out, building a prototype alternative and analysing its applicability in tests performed on inertial dynamometers. Tests were performed base on AAR Standard M-926/2015 in prototype brake system, with adequacy of parameters and test equipment, to allow correlation with the actual scale. The correlated parameters were speed, load and acting force. For reduced-scale simulation, the same slip speed and specific contact pressure of the brake shoe/whell assembly was used. In the tests performed, it was noticed that results of the coeficiente of friction were compatible for the material that uses dry resine in its composition, while the material with liquid resine presented lower values, influenced by the higher brake disc heating. Tried to maintain the same temperature between trials, but this was the main difficulty encountered. In general, the work presented satisfactory results in meeting the proposed objectives (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectDinamômetropt_BR
dc.subjectMateriais - Testespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de ensaio dinamométrico em escala reduzida para sistema de freio de sapata ferroviáriapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-20 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples