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dc.contributor.advisorGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.authorMuraro, Bruno Travi
dc.contributor.otherVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.otherEckert, Alex
dc.date.accessioned2020-04-07T14:31:04Z
dc.date.available2020-04-07T14:31:04Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5759
dc.descriptionO crescimento global do e-commerce proporciona inúmeras oportunidades de crescimento para pequenas e médias empresas brasileiras, entretanto, ainda não é difundida entre estas possíveis adotantes. A identificação dos fatores determinantes para a adesão desta ferramenta apresenta-se como fundamental para auxiliar empresas, e outros agentes que possam estar interessados em desenvolver tal ferramenta. Portanto, tem-se como objetivo analisar os fatores determinantes para a adoção do e-commerce internacional em PMEs. Baseado em modelos de adoção disponíveis na literatura, utilizou-se uma versão adaptada da Technology Organizacional Environment (TOE) para elaboração de um modelo de análise próprio, contendo um aglomerado de fatores citados por diferentes autores. Utilizou-se como método de pesquisa um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, com PMEs localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Benefício percebido, percepção de utilidade, compatibilidade e conhecimento do gestor foram identificados como os principais fatores.(sic)pt_BR
dc.description.abstractGlobal e-commerce development provides growing opportunities to small and medium companies situated in Brazil, however, it is not yet widespread through Brazilian companies. The identification of determinant factors for adoption is central to help SMEs, and other players that might be interested in the development of this application. Therefore, this study aims to analyze the determinant factors of e-commerce adoption by SMEs. Based on adoption models available, an adapted version of Technology Organizacional Environment (TOE) was used to elaborate an own model, containing a variety of factors by different authors. The methodology used was an exploratory study, through a quantitative research, with SMEs located in Rio Grande do Sul state. Perceived benefit, usefulness, compatibility and CEOs knowledge were identified as the main factors.(sic)pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.titleFatores determinantes para adoção de e-commerce internacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Contábeispt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-11 00:00:00


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