dc.contributor.advisor | Vieira, Guilherme Bergmann Borges | |
dc.contributor.author | Pacifico, Larissa Gonçalves Prates | |
dc.contributor.other | Gonçalves, Roberto Birch | |
dc.contributor.other | Gazola, Dina | |
dc.date.accessioned | 2020-04-07T16:00:39Z | |
dc.date.available | 2020-04-07T16:00:39Z | |
dc.date.issued | 2019-12-10 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5767 | |
dc.description | O presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre o modelo europeu e brasileiro do serviço de transporte multimodal. Sendo assim, primeiramente conduziu-se uma pesquisa bibliográfica que buscou identificar como se estruturam o transporte multimodal, quais as vantagens e desvantagens acerca de custo, tempo e meio ambiente. Nesse contexto, o trabalho teve como objetivo propor o direcionamento para a consolidação do transporte multimodal no Brasil, tomando como referência o sistema europeu. Para que fosse possível atingir esse objetivo, foi realizado este estudo comparativo do transporte multimodal no Brasil e na Europa. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa exploratória baseada em dados secundários, obtidos de diversas fontes disponíveis, tais como órgãos governamentais, instituições não governamentais e serviços padronizados de informações. A partir da análise dos dados coletados para este estudo comparativo, foi possível concluir que para o caso brasileiro se faz necessária uma revisão nos aspectos legais, de infraestrutura e operacional, que foram pontos que houve maior disparidade em relação à região europeia.(sic) | pt_BR |
dc.description.abstract | The present paper presents a study about the multimodal transport service model, which serves as parameter for the accomplishment of this study. Therefore, a bibliographical research was first conducted to identify how logistics services are structured, what are the advantages and disadvantages concerning cost, time and environment. In this context, the objective of this paper was to propose the direction for the consolidation of multimodal transport, taking as reference the European system. In order to achieve the objective, this comparative study was carried out on the intermodal and multimodal models, initially through the identification and later the analysis of the main Brazilian and European characteristics of the sector. The study had a qualitative exploratory approach based on secondary data, from various sources, such as government agencies, non-governmental institutions and standardized information services. From the analysis of the data collected for this comparative study, it was possible to conclude that for the Brazilian case is necessary a revision in the legal, infrastructure and operational aspects, which were points that had greater disparity in relation to the European region.(sic) | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Logistica | pt_BR |
dc.subject | Transporte | pt_BR |
dc.title | Multimodalidade: análise comparativa entre o panorama brasileiro e o europeu | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Comércio Internacional | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-10 00:00:00 | |