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Avaliação estrutural e de durabilidade dos cubos de roda traseiros de um veículo SAE Baja
dc.contributor.advisor | Grison, Vagner | |
dc.contributor.author | Sartori, Renan | |
dc.contributor.other | Balotin, Jean Greselle | |
dc.contributor.other | Tondo, Felipe Augusto | |
dc.date.accessioned | 2020-04-07T16:47:07Z | |
dc.date.available | 2020-04-07T16:47:07Z | |
dc.date.issued | 2019-12-14 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5771 | |
dc.description | O projeto SAE Baja é um grande desafio proporcionado pela SAE aos alunos dos cursos de ensino superior, nas áreas de engenharia e design. Este projeto visa a integração entre alunos de universidades distintas, através da competição, na qual os projetos são avaliados, pondo à prova os cursos e classificando as equipes. Neste trabalho foi realizada uma avaliação estrutural dos cubos de roda traseiros do protótipo Baja SAE, simulando os esforços aos quais o componente está submetido quando exposto à determinadas situações, como parado, deslocando-se em linha reta e em curvas, com o objetivo de propor um componente que tenha uma maior resistência à fadiga, motivo do qual houve a ruptura deste componente durante o enduro da competição Baja Sul em 2018. A proposta trouxe um componente com geometria pouco modificada, mas que em termos de resistência aos carregamentos utilizados no estudo, é mais resistente e confiável, permitindo percorrer cerca de 135 horas em trajeto curvilíneo, contra as 19 horas suportadas pelo cubo anterior a este estudo. Houve um aumento de massa de 91 gramas por cubo, que representam aproximadamente 12% e uma redução das tensões máximas principais na ordem de 68% (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | SAE Baja project is a great challenge provided by the SAE for university students, of engineering and design areas. This project aims the integration between students of several universities, throughout the competition, in which the projects are evaluated, putting the courses to test and classifying them as teams. In this work, was made one structural evaluation on the rear wheel hubs of the Baja SAE vehicle, simulating the loadings actuating on them in some situations, as stopped, riding in a straight way and riding in a curving way, aiming to proponing a new design with a bigger fatigue resistance, reason that the other wheel hub has been broken during the endure race of the 2018 Baja Sul competition. The proposal brings a new geometry, stronger and reliable, allowing to ride about a hundred thirty-five hours in a curving way in comparation with the nineteen hours supported by the other model. The mass has increased 91 grams in each wheel hub, representing about 12% and the reduction of the maximum principal stresses is about 68% (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Sociedade de Engenheiros da Mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Rodas | pt_BR |
dc.subject | Fadiga | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.title | Avaliação estrutural e de durabilidade dos cubos de roda traseiros de um veículo SAE Baja | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-16 00:00:00 |