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dc.contributor.advisorLuchesi, Juliana Raquel de Souza
dc.contributor.authorKaczala, Pedro Festugatto
dc.contributor.otherVerruck, Fábio
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.date.accessioned2020-04-08T16:38:55Z
dc.date.available2020-04-08T16:38:55Z
dc.date.issued2019-12-06
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5790
dc.descriptionDesde o início dos jogos digitais, passando pela era dos arcades, muitas pessoas consideravam os videogames com devida competividade. Somado ao fato da competividade, criou-se um mercado de importante participação que remete aos tempos atuais com cada vez mais prêmios que ultrapassam milhares de dólares todos os anos em diversas competições de diferentes jogos. Com esse grande crescimento do cenário de e-sports ao redor do mundo, diversas maneiras de desenvolvimento de Marketing envolvendo os jogos tiveram início. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar o conhecimento da população da cidade de Caxias do Sul sobre e-sports e, tal como os cidadãos com base nas CIM (Comunicação Integrada de Marketing), vieram a ter esse conhecimento. Para isso, o levantamento teórico sobre a base do Marketing, juntamente com o desenvolvimento dos jogos com dados atuais de competições nacionais e internacionais, mostraram o quanto este mercado tem potencial a ser estudado e, consequentemente, aplicação de técnicas para desenvolvê-lo ainda mais. A partir da entrega de questionários, foram analisadas as respostas obtidas para a conclusão do alcance das ferramentas da Comunicação Integrada de Marketing, na cidade de Caxias do Sul, do jogo League of Legends.(sic)pt_BR
dc.description.abstractFrom the beginning of the digital games, through the arcades era, many people considered video games with proper competition. In addition to the fact of the competitiveness, a market of important participation has been created, referring to the present times with more and more prizes that surpass thousands of dollars every year in diverse competitions of different games. With this great growth of the e-sports scene around the world, several ways of developing Marketing involving the games began. Thus, this work aims to identify the knowledge of the population of the city of Caxias do Sul on e-sports and how citizens, based on the Integrated Marketing Communication (CIM), received this knowledge. For this, the theoretical survey on the basis of Marketing along with the development of the games with current data of national and international competitions showed how much this market has potential to be studied and, consequently, application of techniques to develop it further. From the delivery of questionnaires, the answers obtained for the conclusion of the reach of the tools of Integrated Marketing Communication, in the city of Caxias do Sul, of the League of Legends game were analyzed.(sic)pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.titleDiagnóstico de alcance da comunicação integrada de marketing dos e-sports: de que maneira a população recebe informações sobre e-sports na cidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-06 00:00:00


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