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dc.contributor.advisorVerruck, Fábio
dc.contributor.authorBissolotti, Julio
dc.contributor.otherLazzari, Fernanda
dc.contributor.otherZin, Roque Alberto
dc.date.accessioned2020-04-15T15:24:52Z
dc.date.available2020-04-15T15:24:52Z
dc.date.issued2019-12-15
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5861
dc.descriptionO sistema logístico nacional ao longo dos anos sofreu diversas transformações tanto estruturais como gerenciais. O presente trabalho propõe um levantamento da influência da tabela de fretes nacional aprovada pelo governo federal no custo logístico nacional e internacional. A análise foi iniciada através do conhecimento teórico existente sobre os diversos fatores relevantes ao assunto, desde a identificação de uma série de políticas públicas direcionadas ao modal de transporte rodoviário, juntamente com uma explanação da situação das vias, sem deixar de mencionar os principais itens que compõem os custos de movimentação de cargas. A segunda etapa visou a elaboração de uma metodologia de pesquisa a ser aplicada, além da fixação dos parâmetros necessários para apresentar de maneira objetiva, o cenário gerado através de tais medidas. Na última fase do trabalho estruturou-se a pesquisa qualitativa e quantitativa para a corroboração da teoria, em que se confirmam quais são os pontos críticos da imposição desta medida além de confirmar os resultados com uma pesquisa divulgada pela CNI. Descreve-se, em suma, os problemas ocasionados na economia nacional através da imposição do frete mínimo por eixo do caminhão para as empresas de transporte. Esta monografia confirma a ineficiência da imposição de preços no livre mercado de transportes, ao mesmo tempo em que prova quais são os fatores mais determinantes para as empresas optarem pela livre iniciativa onde a oferta e demanda regem o melhor preço disponível e as deixa mais competitivas de maneira geral.(sic)pt_BR
dc.description.abstractThe national logistics system has passed through several structural as well as managerial transformations over the years. The present work proposes a survey of the influence of the national freight table approved by the federal government on national and international logistics costs. The analysis began through the existing theoretical knowledge on the several relevant factors to the subject, since the identification of a series of public policies directed to the modal of road transport, together with an explanation of the situation of the roads, without mentioning the main items that compose the costs of handling of loads. The second stage aimed at developing an applied research methodology, in addition to setting the parameters necessary to present objectively the scenario generated through such measures. In the last phase of this research, we obtained the qualitative and quantitative research for the corroboration of the theory, it is confirmed which are the critical points of the imposition of this measure besides confirming the results with the studies disclosed by the CNI. In a few words, it describes the problems caused in the national economy through the imposition of minimum freight per truck axle for transportation companies. This dissertation confirms the inefficiency of imposing prices in the free transport market, while at the same time it is proving which are the most determining factors for companies to opt free enterprise where supply and demand govern the best available price and make them more competitive in general.(sic)pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.titleAnálise do impacto do tabelamento do frete sobre os preços praticados por uma empresa de transportespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-03-02 00:00:00


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