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Análise do mercado internacional de vinhos: a influência do país de origem no mercado gaúcho de vinhos finos

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TCC Gerson Eduardo Garcia Lodi.pdf (1.674Mb)
Data
2019-12-10
Autor
Lodi, Gerson Eduardo Garcia
Orientador
Klein, Simone Fonseca de Andrade
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O comércio internacional compreende uma troca incessante de mercadorias entre os diversos países do mundo, fato esse que faz com que a economia local seja minada constantemente por mercadorias estrangeiras, as quais, por vezes, representam grande fatia desse mercado. Desse modo, esta pesquisa em apreço teve como objetivo analisar o motivo pelo qual, apesar de o Estado do Rio Grande do Sul ser o maior produtor nacional de vinhos finos, continua importando uma quantidade significativa da bebida consumida pela população gaúcha. Para buscar respostas frente a esse objetivo, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, onde fora elaborado um formulário de questões abertas designadas a uma vinícola que atuava tanto na frente importadora como produtora, bem como uma pesquisa experimental, da qual participaram 37 pessoas, que consumiram o mesmo vinho em 3 rodadas de degustação, tendo como única diferença a informação referente à suposta origem do produto consumido em cada rodada, sendo três países diferentes. Ao encontro das colocações feitas pela vinícola respondente, os resultados mostraram que a informação quanto à origem da bebida influenciou nas avaliações dos respondentes, tendo em vista que o vinho tido como ?chileno? apresentou notas gerais mais altas do que os demais vinhos degustados nos critérios analisados, além de ser apontado pela maioria dos participantes como o melhor vinho.(sic)
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5867
Collections
  • Comércio Internacional - Bacharelado [189]

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