Mestrado Acadêmico em Educação: Envíos recientes
Mostrando ítems 121-140 de 314
-
"O despertar": uma história das práticas da educação rural em Caxias do Sul (1947-1954)
(2019-11-13)Este estudo investiga os modelos e práticas disseminados para a comunidade da escola rural de Caxias do Sul, a partir da compreensão acerca das representações contidas no periódico Despertar – objeto e fonte desta pesquisa, ... -
O ensino médio politécnico e a avaliação a partir da área de matemática: um estudo de um caso em uma escola estadual no município de Caxias do Sul
(2019-11-12)A presente dissertação objetivou investigar a concepção e o processo de avaliação na área de Matemática presentes nos documentos oficiais e nas práticas avaliativas vinculadas ao Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do ... -
Um lugar na história da educação para a didática no ensino de requisitos de software (1990-2016)
(2019-11-11)Esta dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha História e Filosofia da Educação. Analisa as práticas didáticas utilizadas por três professores na disciplina ... -
Concepção de avaliação da pedagogia Waldorf: contribuições para a construção de espaços inclusivos
(2019-10-11)A educação inclusiva é assunto de discussão no contexto educacional que transcende as fronteiras nacionais. As escolas e os professores, na tentativa de adaptar-se a essa nova realidade, procuram formas de transformar o ... -
O site educativo learnenglish kids como recurso pedagógico nos processos de ensino aprendizagem de língua inglesa
(2019-11-11)A presente pesquisa tem como objetivo analisar, a partir dos pensamentos de Vygtsky, um site educativo direcionado ao ensino da língua inglesa e se este recurso pode ser considerado um mediador dos processos de ensino ... -
Laboratório de fabricação: o processo criativo à luz da abstração reflexionante no ensino e aprendizagem de design
(2019-11-11)Esta é uma pesquisa teórica que tem por base a Epistemologia Genética de Piaget, a aprendizagem no ensino em Design e os laboratórios de fabricação digital. A Epistemologia Genética preocupa-se em explicar como o conhecimento ... -
Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944)
(2019-07-24)Esta pesquisa versou sobre as culturas e práticas do Curso Complementar do Colégio São José, fundado pelas Irmãs de São José no município de Vacaria/RS. Abordou-se a trajetória da congregação, bem como sua vinda para o Rio ... -
Tecnologias digitais e a prática docente nos cursos de licenciatura em história e matemática
(2019-07-24)A presente pesquisa tem por objetivo investigar como as tecnologias digitais estão sendo articuladas a prática docente na formação dos alunos nos cursos de licenciatura em História e Matemática de uma universidade do ... -
Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul: história e memória (1954-1967)
(2019-07-24)O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma narrativa histórico institucional da criação da Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul, atual Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul. ... -
Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
(2019-05-29)Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ... -
"Há em ti": um olhar da psicanálise para o professor e o estudante haitiano no ensino fundamental
(2019-05-29)Os movimentos migratórios existem desde o princípio dos tempos. A guerra, a fome, os desastres naturais, a intolerância religiosa estão entre as razões que levam milhares de pessoas a abandonar sua terra natal em busca de ... -
Educação do homem desde a corporeidade em Merleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporal
(2019-04-24)A história do homem é a história de seu corpo. E na tradição ocidental, o corpo humano teve várias atribuições em detrimento de conceito e de articulações com o ambiente que o cercava. Destacam-se visões místicas e religiosas ... -
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento: contextos educativos para as infâncias no século XXI
(2019-04-24)O objeto de pesquisa desta dissertação atenta para os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas, cuja idade corresponde ao período de quatro anos aos cinco anos e onze meses, público da pré-escola, ... -
O processo de envelhecimento docente: subjetivação em tempos de biopolítica
(2019-04-23)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo sobre a influência da identidade profissional no processo de envelhecimento docente, sob o olhar da biopolítica. O problema que será trabalhado nesta dissertação ... -
Reflexões contemporâneas sobre a formação a partir do tensionamento histórico entre civilidade e barbárie
(2019-04-23)Esta pesquisa possui como tema central e título Reflexões Contemporâneas sobre a Formação a partir do Tensionamento Histórico entre Civilidade e Barbárie. Seu objetivo principal é compreender a dimensão formativa que está ... -
Da teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamental
(2019-04-23)Esta pesquisa tem como finalidade mostrar que o conceito de encadeamento argumentativo, presente na Teoria dos Blocos Semânticos, pode ser transposto didaticamente e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da ... -
Práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior: estudo de caso de um curso superior de tecnologia
(2019-04-23)Esta dissertação versa sobre práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior em um curso superior de tecnologia. Para a concretização desta pesquisa foi fundamental abordar, além das práticas avaliativas ... -
Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio
(2019-04-23)Que tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a ... -
Jovens e escola justa: o cotidiano nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (IFRS Campus Caxias do Sul/ RS)
(2019-03-06)presente dissertação teve como objeto de estudo as trajetórias que compõem o cotidiano dos jovens nos cursos Técnico Integrados ao Ensino Médio, do IFRS Campus Caxias do Sul e a efetivação do direito à educação, partindo ... -
Práticas de letramento digital no ensino superior: algumas considerações
(2019-03-06)A pesquisa que deu origem a essa dissertação teve como pergunta orientadora: como acontecem as práticas de letramento digital no ensino superior em contextos que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem para mediar os ...