Mostra i principali dati dell'item
Educação literária pela mediação: estudo aplicado no primeiro ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Ramos, Flávia Brocchetto | |
dc.contributor.author | Ló, Judithe Eva Dupont | |
dc.date.accessioned | 2014-06-04T18:17:45Z | |
dc.date.available | 2014-06-04T18:17:45Z | |
dc.date.issued | 2014-06-04 | |
dc.date.submitted | 2011-04-20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/593 | |
dc.description | No contexto escolar, a leitura literária tem recebido um tratamento geralmente voltado para a decodificação do texto verbal e para o encaminhamento didático de outros conteúdos, distanciando-se, desse modo, de práticas que discutam a sua natureza simbólica. Ultrapassar essa tendência é possível, priorizando ações para a efetivação da leitura que produzam sentido e contribuam para a formação do leitor. Diante disso, em defesa da real escolarização da Literatura conjugada à formação do leitor e de um projeto de educação voltado à formação do aluno numa perspectiva emancipatória, é que originou-se este estudo. A investigação analisa a aplicação real da literatura numa turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a dissertação examina as implicações do processo de mediação da leitura literária e a sua contribuição ou não para a implementação de ações que contemplem a leitura na infância, no início do processo de alfabetização. A coleta de dados foi realizada através da observação direta de aulas de literatura. As obras estudadas e aplicadas nas vivências escolares foram História em três atos, de Bartolomeu Campos de Queirós, e O bicho folharal, de Ângela Lago, que pertencem ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2008). Os dados levantados a partir das observações durante as mediações das leituras das narrativas foram analisados, considerando-se o processo de significação atribuído ao texto pelas crianças quanto às suas peculiaridades, à identificação do leitor mirim com os personagens, ao preenchimento dos vazios textuais, bem como a concretização da leitura do texto ficcional como experiência. Constatou-se que, para avançar na escolarização adequada da Literatura Infantil, há que se investir no processo de letramento literário, associando as linguagens verbo-visuais, com vistas à real efetivação da mediação da leitura literária como experiência, enfatizando sua dimensão humanizadora e, assim, contribuindo para a formação dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação leitora | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | PNBE | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da leitura | pt_BR |
dc.subject | Literacy education | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.subject | Literary literacy | pt_BR |
dc.subject | PNBE | pt_BR |
dc.subject | Reading - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Children - Books and reading | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Reading, Psychology of | pt_BR |
dc.title | Educação literária pela mediação: estudo aplicado no primeiro ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8931517731021770 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | LÓ, J. E. D. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |