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dc.contributor.advisorRamos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.authorLó, Judithe Eva Dupont
dc.date.accessioned2014-06-04T18:17:45Z
dc.date.available2014-06-04T18:17:45Z
dc.date.issued2014-06-04
dc.date.submitted2011-04-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/593
dc.descriptionNo contexto escolar, a leitura literária tem recebido um tratamento geralmente voltado para a decodificação do texto verbal e para o encaminhamento didático de outros conteúdos, distanciando-se, desse modo, de práticas que discutam a sua natureza simbólica. Ultrapassar essa tendência é possível, priorizando ações para a efetivação da leitura que produzam sentido e contribuam para a formação do leitor. Diante disso, em defesa da real escolarização da Literatura conjugada à formação do leitor e de um projeto de educação voltado à formação do aluno numa perspectiva emancipatória, é que originou-se este estudo. A investigação analisa a aplicação real da literatura numa turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a dissertação examina as implicações do processo de mediação da leitura literária e a sua contribuição ou não para a implementação de ações que contemplem a leitura na infância, no início do processo de alfabetização. A coleta de dados foi realizada através da observação direta de aulas de literatura. As obras estudadas e aplicadas nas vivências escolares foram História em três atos, de Bartolomeu Campos de Queirós, e O bicho folharal, de Ângela Lago, que pertencem ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2008). Os dados levantados a partir das observações durante as mediações das leituras das narrativas foram analisados, considerando-se o processo de significação atribuído ao texto pelas crianças quanto às suas peculiaridades, à identificação do leitor mirim com os personagens, ao preenchimento dos vazios textuais, bem como a concretização da leitura do texto ficcional como experiência. Constatou-se que, para avançar na escolarização adequada da Literatura Infantil, há que se investir no processo de letramento literário, associando as linguagens verbo-visuais, com vistas à real efetivação da mediação da leitura literária como experiência, enfatizando sua dimensão humanizadora e, assim, contribuindo para a formação dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação leitorapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectPNBEpt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCrianças - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectPsicologia da leiturapt_BR
dc.subjectLiteracy educationpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectPNBEpt_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.subjectChildren - Books and readingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectReading, Psychology ofpt_BR
dc.titleEducação literária pela mediação: estudo aplicado no primeiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8931517731021770pt_BR
mtd2-br.author.lattesLÓ, J. E. D.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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