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Corpo, disciplina e educação física: o conceito de disciplina em Kant e seus aportes para o cuidado com o corpo na contemporaneidade
dc.contributor.advisor | Nodari, Paulo César | |
dc.contributor.author | Rosa, Leonardo de Ross | |
dc.date.accessioned | 2014-06-04T18:53:47Z | |
dc.date.available | 2014-06-04T18:53:47Z | |
dc.date.issued | 2014-06-04 | |
dc.date.submitted | 2011-04-13 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/595 | |
dc.description | O corpo, no decorrer da História, principalmente da Filosofia ocidental, passou por gradativo ganho de importância, até chegar ao entendimento do mesmo como corpo próprio ou o corpo que se é. Na Educação Física, da mesma forma, o passar dos tempos lhe trouxe também relevância. Nesse viés, o homem, com forte presença dos anseios sociais, age em relação ao (seu) corpo de maneira que se mostra evidente uma significativa influência do contexto social no processo de sua estruturação. Kant, em sua doutrina da educação, traz a disciplina como característica importante para a constituição do mesmo homem e, mais, descreve a importância da sociedade e do próprio homem para a estruturação de um e outro, ou seja, do homem e da sociedade, numa relação necessária para tal. Percebe-se que o cuidado, no sentido de atenção que o homem tem com seu corpo, um corpo próprio e que é no mundo, perde espaço mediante o contexto social que envolve o ser humano e refere-se mais a um corpo que está no mundo, semelhante a um objeto. Assim, a presente pesquisa tem o propósito de investigar os aportes da disciplina kantiana para o cuidado com o corpo na contemporaneidade. O estudo está situado na linha de pesquisa da História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. São analisados, mediante pesquisa bibliográfica, o corpo na História ocidental, a partir de quatro pensadores, a saber: Platão, Santo Agostinho, Descartes e Merleau-Ponty e também na história da Educação Física. Posteriormente, é realizada uma incursão na doutrina educacional kantiana, principalmente no que tange à disciplina, com a finalidade de estruturar as suas contribuições à forma de agir do homem com seu corpo. Por fim, observa-se a Educação Física dentro da Educação, a disciplina e o corpo e o corpo na sociedade atual, em sua condição de exposição. É realizado, então, o cruzamento das ideias kantianas com o contexto social atual, com a finalidade de apontar as contribuições do pensamento kantiano. O estudo está dividido em parte introdutória, seguida do capítulo que aborda o corpo na Filosofia ocidental e na Educação Física; o capítulo que enfoca a doutrina educacional de Kant e o capítulo que tem como cerne o corpo na sociedade atual, além das considerações finais. Constatou-se que o contexto social influencia significativamente o comportamento do homem e, muitas vezes, de forma pouco saudável. Entra em cena a autonomia objetivada por Kant, motivada pela confusão na determinação dos atos do homem. Seriam as atitudes do homem autônomas, ou impelidas pela sociedade? Nesse viés, a disciplina kantiana surge como possibilidade de reeducação da juventude, com a finalidade de afastar o homem de hábitos ruins, da comodidade e conduzi-lo a um caminho de autodeterminação e mais saudável fisicamente. | pt_BR |
dc.description.abstract | The importance of human body has gradually increased throughout History, especially Western Philosophy, until it reached the understanding of being a body itself or being one s body. Likewise, in Physical Education, time has brought it more relevance. From that point of view, man, as a strong presence in social expectations, acts towards his Body in such a way that shows the significant influence of the social context in the process of its structuring. Kant, in his doctrine for education, treats discipline as an important characteristic in constituting that same man and moreover describes the importance that society and man himself have in structuring each other, that is, man and society in a relationship which is necessary for that. One can observe that the kind of care in the sense of paying attention to something that the man can have with his corporeal body and the body that is in the world, loses some space by means of the social context that involves human beings and refers more specifically to a body that is in the world, similarly to an object. Thus, the study described here has the purpose of investigating the principles of Kantian discipline regarding the body in contemporaneity. The study was carried out according to one of the research lines of the Graduate Program in Education at the University of Caxias do Sul, which is History and Philosophy of Education. Upon bibliographic research, the Body in Western History is analyzed according to four thinkers, which are Plato, Saint Augustine, Descartes, and Merleau-Ponty, and also according to history of Physical Education. Later, the study approaches the Kantian educational doctrine, especially in what relates to discipline, with the purpose of structuring its contributions as for the way man acts with his body. And, finally, Physical Education is considered in the field of Education, considering discipline and the body, and the body itself in society today, in its condition of being more exposed. At the end, concepts from Kant s ideas are crossed with the current, aiming to point out contributions from Kant. The study has been divided in five parts: the introduction, followed by a chapter that deals with the Body in Western Philosophy and in Physical Education; then another chapter that focuses on Kant s educational doctrine and a chapter centered on the Body in today s society, and ends with some final remarks. It was possible to observe that the social context influences man s behavior significantly and that, many times, such influence is not very healthy. The autonomy described by Kant is highlighted, motivated by the confusion in determination by man s actions. Would man s attitudes be autonomous or impelled by society? From that point of view, Kantian discipline emerges as a possibility of reeducating young people, with the purpose of keeping man away from bad habits, self-indulgence, and guiding him towards a path where self-determination and physical health are part of. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Kant, Immanuel, 1724-1804 | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Corpo humano (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Discipline | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Society | pt_BR |
dc.subject | Kant, Immanuel, 1724-1804 | pt_BR |
dc.subject | Education - Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Human body (Philosophy) | pt_BR |
dc.subject | Physical education and training - Philosophy | pt_BR |
dc.title | Corpo, disciplina e educação física: o conceito de disciplina em Kant e seus aportes para o cuidado com o corpo na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9997046654327810 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | ROSA, L. R. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |