Pedagogia radical e inclusiva : nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente
Datum
2020-04-30Autor
Sabbi, Carlos Roberto
Orientador
Rosa, Geraldo Antônio da
Herrán Gascón, Agustín de la
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Este trabalho contextualiza tensões e questionamentos sobre a situação econômica mundial e a extraordinária desigualdade social que afasta cada vez mais ricos de pobres, como ponto de partida, trazendo elementos importantes para situar a pesquisa diante de algumas questões basilares da contemporaneidade. Nesse aspecto apresenta um estudo comparado de países a partir de uma avaliação internacional, oferecendo subsídios importantes do panorama mundial e de como o Brasil se situa de forma bastante aquém do esperado nesse contexto. Deriva nesse sentido reflexões em busca das causas mais profundas desse atraso, encontrando, na concepção da educação como produto de mercado e os seus impasses diante do capitalismo neoliberal, aquilo que deveria ser mais observado, estudado, debatido e gerido pelas políticas educacionais. Mostra assim a necessidade de se pensar uma educação para além do modelo tradicional,
buscando a identificação, a desidentificação, a reidentificação, o autoconhecimento e o vazio, que prevê um desapego efetivo dos paradigmas estabelecidos em direção ao estado de cidadania plena e mais além. Para isso, centra-se na análise da Pedagogia radical e inclusiva, do prof. Dr. Agustín de la Herrán Gascón, buscando aportes para emanar novas possibilidades críticas e emancipatórias para o sujeito. O problema de pesquisa é apontado claramente, quando se pergunta: como pode ser construída uma proposta educacional geral de cidadania mais consciente para a formação humana, baseada nos fundamentos da Pedagogia Radical e
Inclusiva? E o objetivo geral caminha nessa direção, quando pretende investigar as possibilidades de uma proposta de fundamentos pedagógicos para uma cidadania mais consciente na formação humana, tendo como inspiração as trilhas da Pedagogia Radical e Inclusiva. A metodologia que serviu de base da pesquisa é a hermenêutica reconstrutiva, que busca potencializar a capacidade de interpretar e se posicionar diante da preocupação com a mercantilização, com o labor e as conveniências cotidianas do fazer educativo, visando a quebra de paradigmas e a transcendência de horizontes pela educação. A partir deste ponto, a pesquisa
se preocupa em identificar quais seriam prioritariamente os elementos necessários para o desenvolvimento de um estado mais consciente, que possibilite a emancipação cognitiva e geral do sujeito. Os elementos indicados foram: a imaginação, a flexibilidade criativa, a experimentação, a meditação, o raciocínio lógico, a criticidade, o espírito investigativo, a virtude, a espiritualidade e o agir comunicativo. Trata-se de uma chave de entendimento do problema da pesquisa, na medida em que a argumentação e o debate se dão pelos mais diversos e conceituados autores que abordam cada um desses dez elementos. A pesquisa justifica essa
abordagem, citando, dentre outras questões, a necessidade de se constituir um chamamento para o tema com tais características diante do alarmante crescimento da fome, das desigualdades sociais e econômicas no planeta, os quais são indicadores sociais mais do que claros dessa condicionante. Com esta finalidade, a tese defendida aporta um modelo próprio que pode ser útil para fundamentar um conjunto de políticas e ações educativas para a formação, aplicáveis em todos os níveis de ensino. Apresenta desse modo conclusões importantes como resposta do problema de pesquisa proposto, especialmente pela condução sugerida para uma evolução para o tratamento de temas que privilegiem o lado sombrio da condição humana, do que não vemos, assim como o lado escuro da lua, as raízes de uma árvore e, desse modo, da infraestrutura da
consciência humana. A pesquisa revela assim a relevância desse construto para a formação e que a educação tradicional, como a conhecemos, é insuficiente para “o despertar do ser humano”.