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Pedagogia radical e inclusiva : nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente
dc.contributor.advisor | Rosa, Geraldo Antônio da | |
dc.contributor.advisor | Herrán Gascón, Agustín de la | |
dc.contributor.author | Sabbi, Carlos Roberto | |
dc.contributor.other | Soares, Eliana Maria do Sacramento | |
dc.contributor.other | Stecanela, Nilda | |
dc.contributor.other | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.other | Trevisan, Amarildo Luiz | |
dc.contributor.other | Barcelos, Valdo Hermes de Lima | |
dc.contributor.other | Cunha, Jorge Luiz da | |
dc.date.accessioned | 2020-05-04T19:32:55Z | |
dc.date.available | 2020-05-04T19:32:55Z | |
dc.date.issued | 2020-04-30 | |
dc.date.submitted | 2020-03-13 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5970 | |
dc.description | Este trabalho contextualiza tensões e questionamentos sobre a situação econômica mundial e a extraordinária desigualdade social que afasta cada vez mais ricos de pobres, como ponto de partida, trazendo elementos importantes para situar a pesquisa diante de algumas questões basilares da contemporaneidade. Nesse aspecto apresenta um estudo comparado de países a partir de uma avaliação internacional, oferecendo subsídios importantes do panorama mundial e de como o Brasil se situa de forma bastante aquém do esperado nesse contexto. Deriva nesse sentido reflexões em busca das causas mais profundas desse atraso, encontrando, na concepção da educação como produto de mercado e os seus impasses diante do capitalismo neoliberal, aquilo que deveria ser mais observado, estudado, debatido e gerido pelas políticas educacionais. Mostra assim a necessidade de se pensar uma educação para além do modelo tradicional, buscando a identificação, a desidentificação, a reidentificação, o autoconhecimento e o vazio, que prevê um desapego efetivo dos paradigmas estabelecidos em direção ao estado de cidadania plena e mais além. Para isso, centra-se na análise da Pedagogia radical e inclusiva, do prof. Dr. Agustín de la Herrán Gascón, buscando aportes para emanar novas possibilidades críticas e emancipatórias para o sujeito. O problema de pesquisa é apontado claramente, quando se pergunta: como pode ser construída uma proposta educacional geral de cidadania mais consciente para a formação humana, baseada nos fundamentos da Pedagogia Radical e Inclusiva? E o objetivo geral caminha nessa direção, quando pretende investigar as possibilidades de uma proposta de fundamentos pedagógicos para uma cidadania mais consciente na formação humana, tendo como inspiração as trilhas da Pedagogia Radical e Inclusiva. A metodologia que serviu de base da pesquisa é a hermenêutica reconstrutiva, que busca potencializar a capacidade de interpretar e se posicionar diante da preocupação com a mercantilização, com o labor e as conveniências cotidianas do fazer educativo, visando a quebra de paradigmas e a transcendência de horizontes pela educação. A partir deste ponto, a pesquisa se preocupa em identificar quais seriam prioritariamente os elementos necessários para o desenvolvimento de um estado mais consciente, que possibilite a emancipação cognitiva e geral do sujeito. Os elementos indicados foram: a imaginação, a flexibilidade criativa, a experimentação, a meditação, o raciocínio lógico, a criticidade, o espírito investigativo, a virtude, a espiritualidade e o agir comunicativo. Trata-se de uma chave de entendimento do problema da pesquisa, na medida em que a argumentação e o debate se dão pelos mais diversos e conceituados autores que abordam cada um desses dez elementos. A pesquisa justifica essa abordagem, citando, dentre outras questões, a necessidade de se constituir um chamamento para o tema com tais características diante do alarmante crescimento da fome, das desigualdades sociais e econômicas no planeta, os quais são indicadores sociais mais do que claros dessa condicionante. Com esta finalidade, a tese defendida aporta um modelo próprio que pode ser útil para fundamentar um conjunto de políticas e ações educativas para a formação, aplicáveis em todos os níveis de ensino. Apresenta desse modo conclusões importantes como resposta do problema de pesquisa proposto, especialmente pela condução sugerida para uma evolução para o tratamento de temas que privilegiem o lado sombrio da condição humana, do que não vemos, assim como o lado escuro da lua, as raízes de uma árvore e, desse modo, da infraestrutura da consciência humana. A pesquisa revela assim a relevância desse construto para a formação e que a educação tradicional, como a conhecemos, é insuficiente para “o despertar do ser humano”. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper contextualizes tensions and questions about the world economic situation and the incredible social inequality that keeps richer and poorer away, as a starting point, bringing important elements to place the research in face of some basic questions of contemporaneity. In this regard, it presents a comparative study of countries from an international evaluation, offering important subsidies from the world panorama and of how Brazil is far behind from what is expected in this context. It derives reflections in search of the deepest causes of this delay, finding, in the conception of education as a market product and its impasses in the face of neoliberal capitalism, what should be observed, studied, debated and managed the most by educational policies. Thus, it shows the need to think about education beyond the traditional model, seeking, beyond identification, disidentification, re-identification, self-knowledge and emptiness, which foresees an effective detachment from established paradigms towards the state of full citizenship and beyond. To this end, it focuses on the analysis of the Critical and Inclusive Pedagogy of Prof. Dr. Agustín de la Herrán Gascón, seeking contributions to emanate new critical and emancipatory possibilities for the subject. The research problem is clearly pointed out when one asks: how can a general educational proposal of more conscious citizenship be built for human formation, based on the foundations of the Critical and Inclusive Pedagogy? And the general objective goes in this direction when one intends to investigate the possibilities of a proposal of pedagogical fundamentals for more conscious citizenship in human formation, based on the trails of Critical and Inclusive Pedagogy. The methodology carried out in the research is the reconstructive hermeneutics, which seeks to enhance the ability to interpret and position itself before the concern about mercantilization, with labor and daily conveniences of the educational doing, aiming at breaking paradigms and the transcendence of horizons through education. From this point on, the research is concerned in identifying what would be the priority elements for the development of a more conscious state, which enables the cognitive and general emancipation of the subject. The elements stated were: imagination, creative flexibility, experimentation, meditation, logical reasoning, criticality, investigative spirit, virtue, spirituality, and communicative action. This is a key to understanding the research problem since the argumentation and debate are given by the most diverse and respected authors who approach each of these ten elements. The research justifies this approach, quoting, among other issues, the need to constitute a call to the theme with such characteristics in face of the alarming growth of hunger, social and economic inequalities on the planet, which are more than clear social indicators of this conditioning. To this end, the thesis put forward a model of its own that can be useful to underpin a set of policies and educational actions for training, which are applicable at all levels of education. Thus, it presents important conclusions as a response to the proposed research problem, especially for the suggested evolution towards the treatment of themes that privilege the dark side of the human condition, of the unseen, as well as the dark side of the moon, the roots of a tree and, thus, the infrastructure of the human consciousness. Hence, the research reveals the relevance of this construct for the formation and that traditional education, as we know it, is insufficient for "the awakening of the human being". | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Autonomy | en |
dc.subject | Emancipation | en |
dc.subject | Freedom | en |
dc.title | Pedagogia radical e inclusiva : nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogía radical e inclusiva : en los caminos de elementoa educativos para una ciudadanía más consciente | spa |
dc.title.alternative | Critical and inclusive pedagogy : on the tracks of educational elements for a more conscious citizenship | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidad Autónoma de Madrid | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4850624924863517 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SABBI, Carlos Roberto | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |