Showrooming: fatores determinantes que impactam na intenção de compra de eletrônios e eletrodomésticos
Visualizar/ Abrir
Data
2019-07-09Autor
Golin, Letícia
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A utilização de ferramentas virtuais para pesquisa e/ou compra proporciona ao consumidor novas experiências de aquisição de mercadorias. Com o objetivo de contribuir com o entendimento da atitude e comportamento do consumidor no momento da compra, esta pesquisa busca identificar os fatores que levam compradores brasileiros e estadunidenses a realizar pesquisas de eletrônicos e eletrodomésticos em lojas físicas com posterior aquisição em lojas virtuais. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, na qual foram aplicados questionários validados fechados com questões de perfil do respondente e questões direcionadas. Após a análise dos dados coletados, foi percebida a disparidade entre a percepção de cada nacionalidade sobre compras on-line. Os brasileiros, de forma geral, se mostram mais retraídos ao mercado virtual do que os norte-americanos que, por sua vez, apresentam maior satisfação ao realizar showrooming. A pesquisa conduziu ao resultado de que consumidores não buscam somente economia monetária quando realizam pesquisa em diferentes canais de venda, mas visam melhor aproveitamento do tempo e oportunidades de melhores negócios.(sic)