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dc.contributor.advisorGalelli, Ademar
dc.contributor.authorRui, Charles
dc.date.accessioned2014-06-05T16:07:10Z
dc.date.available2014-06-05T16:07:10Z
dc.date.issued2014-06-05
dc.date.submitted2011-09-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/605
dc.descriptionAs organizações mudam suas práticas de gestão, muitas vezes realizando fusão, em razão de fatores externos como mudanças ou problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos. Também variáveis internas como saúde financeira, estilos de gestão, diferenças culturais, níveis diferentes de conhecimento, envolvimento e comprometimento reduzido, medo, entre outros, podem influenciar o comportamento nas organizações. A empresa foco desta pesquisa, denominada Alfa, com objetivos estratégicos de expandir seus negócios, e ser mais competitiva no mercado, em dezembro de 2008 vendeu parte de sua composição acionária (49%) para uma empresa caracterizada como Beta. Dentro desse contexto, esta pesquisa foi desenvolvida com funcionários da empresa Alfa, localizada na cidade de Caxias do Sul. O objetivo deste trabalho foi medir aspectos de comportamento organizacional em um ambiente de fusão de empresas. A pesquisa foi classificada como exploratória (estudo de caso), do tipo quantitativo, cujos dados foram processados utilizando-se técnicas tais como: análise fatorial, Anova e regressão linear múltipla. Foram utilizadas escalas pré-validadas para o bloco de comportamento organizacional e foi desenvolvida uma escala para medir e identificar as variáveis qualificadoras num ambiente de fusão. Como resultados foram identificados, entre os respondentes, graus moderados de comportamento organizacional com variabilidade significativa em diferentes subgrupos da população. As variáveis comportamentais significativas, extraídas do instrumento de pesquisa foram: comprometimento organizacional, cidadania organizacional (iniciativa, lealdade e fidelidade) e satisfação no trabalho. Em relação às variáveis qualificadoras da fusão apareceram significativas: trabalho e tarefa, motivação e comunicação. Percebeu-se que o conjunto de variáveis comportamentais identificadas podem ser responsáveis pela definição da cultura organizacional, a qual representa a forma de agir, de liderar, de resolver conflitos, de solucionar os problemas, de obter resultados, isto é, a maneira de administrar a empresa.pt_BR
dc.description.abstractOrganizations change their management practices, sometimes after a process of merging, due to external factors such as changes or social, politics, environmental, and economic problems. It also happens due to internal variables such as financial health, management styles, cultural differences, different levels of knowledge, reduced commitment, fear, and others that may influence behavior of the organizations. The company, focus of this research, named Alpha, with the strategic purpose of expanding their businesses and to be more competitive in the market, sold part of it s shareholding (49%) to a company described as Beta in December, 2008. Within this context, this research was carried out with Alfa employees, in Caxias do Sul. The purpose of this study was to measure aspects of organizational behavior in a company merger environment. The research was classified as quantitative, exploratory (a case study), in which the data were processed using statistical techniques like factor analysis, Anova and multiple regression analysis. Pre-tested scales were used for the organizational behavior set and a new scale was developed to measure and identify the qualifying variables in a merger environment. The results identified moderate degrees of organizational behavior among the respondents, with significant variability in different sample subgroups. The significant behavioral variables extracted from the research instrument were: organizational commitment, organizational citizenship (initiative, loyalty and fidelity), and job satisfaction. The merger qualifying variables extracted were: work and task, motivation, and communication. It was noticed that the set of behavioral variables identified may be responsible for defining organizational culture, which represents the way of acting, leading, resolving conflicts, solving problems, achieving results, i.e., the way of managing the company.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectFusão de empresaspt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectComportamento de cidadania organizacionalpt_BR
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectCidadania corporativapt_BR
dc.subjectEmpresas - Fusão e incorporaçãopt_BR
dc.subjectEnterprise Mergingen
dc.subjectOrganizational behavioren
dc.subjectOrganizational Citizenship Behavioren
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectConsolidation and merger of corporationen
dc.titleCidadania organizacional e outras variáveis comportamentais atuantes em um ambiente de fusãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8485323204301746pt_BR
mtd2-br.author.lattesRUI, C.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação de Mestrado em Administraçãopt_BR


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