Planejamento estratégico para uma empresa do setor automobilístico da Serra Gaúcha
Fecha
2019-12-10Autor
Cecatto, Vinícius Braz da Fonseca
Orientador
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho tem como objetivo elaborar o diagnóstico de uma empresa do setor automobilístico, localizada no município de Antônio Prado, no estado do Rio Grande do Sul. A empresa foi constituída em 2014 e, embora tenha lucratividade, estrutura enxuta de funcionários e bom posicionamento no mercado, não possui planejamento estratégico. Com isso, a partir do diagnóstico, foi possível identificar e analisar todas as áreas, a fim de verificar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como oportunidades e ameaças que o ambiente externo possa oferecer. A partir daí, elaborou-se a matriz FOFA ou SWOT, contemplando esses ambientes externos e internos que influenciam, ou podem influenciar, o funcionamento da empresa. A elaboração do planejamento permitiu identificar, entre outras, a possibilidade de atender outro nicho de mercado (balanceamento de pneus de cargas pesadas) que não é atendido pela empresa atualmente, além de não possuir esse serviço na região; foi verificado que a empresa possui toda estrutura necessária para ter um setor de pós-venda, mas não aproveita os recursos que possui. A pesquisa utilizada para este trabalho é qualitativa, em nível exploratório, utilizando como estratégias a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso (sic).