Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.authorTisott, Priscíla Bresolin
dc.contributor.otherVidor, Gabriel
dc.contributor.otherLopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.otherMotta, Marta Elisete Ventura da
dc.contributor.otherTondolo, Vilmar Antonio Gonçalves
dc.date.accessioned2020-06-30T15:07:58Z
dc.date.available2020-06-30T15:07:58Z
dc.date.issued2020-06-30
dc.date.submitted2019-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6221
dc.descriptionAs mudanças que ocorreram na sociedade nos últimos anos propiciaram o surgimento de uma nova forma de pensar a inovação, enfatizando o âmbito social e a multiplicidade de atores envolvidos no processo. Assim, surgiu a necessidade de se estudar a ligação entre as partes interessadas e a criação de inovação social, sobretudo no ambiente de incerteza que configura as Operações Humanitárias. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi investigar a interação entre a Teoria dos Stakeholders e a Inovação Social no âmbito das Operações Humanitárias. Para tanto, utilizou-se a metodologia com abordagem qualitativa, operacionalizada por meio de (i) entrevistas semiestruturadas em profundidade; (ii) diários de campo obtidos a partir de observação não participante e; (iii) fontes documentais. As vinte e nove entrevistas foram realizadas em quatro regiões do Estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo Sul do Brasil, e contemplaram representantes dos stakeholders público, privado e sociedade, cuja escolha se deu a partir do método bola de neve. O roteiro de questões utilizado nessa pesquisa teve sua construção baseada em instrumentos validados acerca de competência comunitária, resiliência, ação participativa, inovação social e tipos de operações humanitárias. As questões foram discutidas com especialistas das áreas de Gestão, Operações e Inovação Social, os quais participaram de sua adaptação validando o roteiro de questões proposto. Após a etapa de coleta de dados, as entrevistas obtidas foram transcritas, a fim de permitir sua análise por meio da análise de conteúdo e triangulação de dados. Foi possível identificar que as comunidades analisadas se organizam a partir de suas próprias competências, gerando transformação para a própria comunidade – geralmente após a ocorrência de uma problemática local. Assim, é possível entender que existe uma relação direta entre a vivência de uma problemática local e a geração de inovação social na comunidade, visto que a própria comunidade encontra meios de se reconstruir após a ocorrência de um problema de grandes proporções. Ainda, foi possível entender que a ocorrência de uma operação humanitária em uma determinada comunidade atua como força motriz da inovação social nesta, visto que as mudanças que ocorrem são - muitas vezes – entendidas como inovação social. É possível perceber o surgimento de serviços de atendimento de saúde especializados, mudanças na legislação, além de uma série de atividades de conscientização, programas e atividades de prevenção – como limpeza e assoreamento dos rios para minimizar os efeitos trazidos por enchentes, campanhas de conscientização acerca da separação do lixo em escolas e outros. Também, percebe-se que a resiliência social construída a partir das tragédias é capaz de motivar mudanças institucionais, como o surgimento de legislações e fiscalizações preventivas às tragédias. Além disso, há que se destacar a importância do suporte social que surge a partir das problemáticas – nomeadamente solidariedade afetiva. Entende-se, ainda, que a relação entre os stakeholders envolvidos gera um sentimento de comunidade e esta é capaz de ação transformadora – também entendida como inovação social.pt_BR
dc.description.abstractThe changes that have occurred in society in recent years have led to the emergence of a new way of thinking about innovation, emphasizing the social scope and the multiplicity of actors involved in the process. Thus, there was a need to study the link between stakeholders and the creation of social innovation, especially in the uncertain environment that shapes Humanitarian Operations. Thus, the general objective of this paper was to investigate the interaction between Stakeholder Theory and Social Innovation in the context of Humanitarian Operations. To this end, we used the methodology with qualitative approach, operationalized through (i) in-depth semi-structured interviews; (ii) field diaries obtained from non-participant observation and; (iii) documentary sources. The twenty-nine interviews were conducted in four regions of the state of Rio Grande do Sul, located in the extreme south of Brazil, and included representatives of the public, private and social stakeholders, whose choice was made using the snowball method. The script of questions used in this research was based on validated instruments on community competence, resilience, participatory action, social innovation and types of humanitarian operations. The issues were discussed with experts from the areas of Management, Operations and Social Innovation, who participated in their adaptation validating the proposed roadmap. After the data collection stage, the interviews obtained were transcribed in order to allow their analysis through content analysis and data triangulation. It was possible to identify that the communities analyzed are organized based on their own competences, generating transformation for the community itself - usually after the occurrence of a local problem. Thus, it is possible to understand that there is a direct relationship between the experience of a local problem and the generation of social innovation in the community, since the community itself finds ways to reconstruct itself after the occurrence of a major problem. Moreover, it was possible to understand that the occurrence of a humanitarian operation in a given community acts as a driving force of social innovation in this community, since the changes that occur are - often - understood as social innovation. It is possible to see the emergence of specialized health care services, changes in legislation, as well as a range of awareness-raising activities, prevention programs and activities - such as river clearing and silting to minimize the effects of flooding, awareness campaigns about of garbage separation in schools and others. Also, it is clear that social resilience built from tragedies is capable of motivating institutional changes, such as the emergence of laws and preventive inspections of tragedies. In addition, it is important to highlight the importance of social support that arises from the problems - namely affective solidarity. It is also understood that the relationship between the stakeholders involved generates a feeling of community and it is capable of transformative action - also understood as social innovation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAssistência humanitáriapt_BR
dc.subjectSocial responsibility of businesspt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectHumanitarian assistancept_BR
dc.titleInteração entre a syakeholders e a inovação social no âmbito das operações humanitáriaspt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7972638454425758pt_BR
mtd2-br.author.lattesTISOTT, P. B.pt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorTondolo, Rosana da Rosa Portella


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples