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O desafio do desenvolvimento do pensamento computacional na escola: vivenciando experiências e construindo habilidades
dc.contributor.advisor | Missell, Valquíria Villas Boas Gomes | |
dc.contributor.author | Puziski, Marcelo | |
dc.contributor.other | Reategui, Eliseo Berni | |
dc.contributor.other | Sauer, Laurete Teresinha Zanol | |
dc.date.accessioned | 2020-07-23T14:04:28Z | |
dc.date.available | 2020-07-23T14:04:28Z | |
dc.date.issued | 2020-07-23 | |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6319 | |
dc.description | Neste documento apresenta-se uma pesquisa sobre o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional por crianças do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa surgiu da reflexão sobre as necessidades de mudanças no sistema escolar, tendo em vista o novo perfil de aluno do século XXI. Um levantamento bibliográfico apresenta o Pensamento Computacional como uma das tendências na área da Educação para estes alunos. O Pensamento Computacional compreende um conjunto de habilidades fundamentais para o cidadão da sociedade atual. É a maneira de pensar como um cientista da computação para a resolução de problemas, utilizando as habilidades de decomposição, abstração e modelagem. A pesquisa em questão teve como objetivo avaliar o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional por meio de atividades realizadas no software Scratch, que foi desenvolvido para o ensino de programação para crianças. Embasado no Construcionismo de Seymour Papert e nas habilidades do Pensamento Computacional, cada encontro gerou dados que foram analisados e discutidos à luz dessas teorias. Os resultados das análises mostraram que atividades de programação realizadas no Scratch são uma maneira efetiva de colaborar no desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional por crianças e adolescentes no Ensino Fundamental. A compilação destes dados deu origem a um produto educacional, que consiste em uma sequência didática, organizado na forma de um guia, com seus objetivos, atividades e instrumentos de avaliação, de maneira que possa ser utilizado e adaptado para qualquer escola com um laboratório simples de informática. | pt_BR |
dc.description.abstract | The following document presents a research about the development of Computational Thinking abilities on children from the 4th to 7th years of Elementary School. This research emerges from a reflection on the needs of changes on the school system, regarding the new profile of students from the 21st century. A literature review shows Computational Thinking as one of the trends on Education for these students. Computational Thinking theory, which also serves as basis to this research, presents this kind of thinking as a fundamental set of skills for the citizen of current society. It is the ability to think like a computer scientist towards problem-solving, and it relies on the abilities of decomposition, abstraction and design. The present project has as a main objective to evaluate the development of those skills through activities executed on the Scratch software, which was created for the teaching of programming for children. Based on Seymour Papert‟s Constructionism and the afore mentioned Computational Thinking theory, each encounter has produced data, which were analyzed and discussed under the light of these Theories. The results from the analysis have shown that the coding activities os Scratch are an effective way of developing Computational Thinking skills on students from Elementary School. The collected data have originated an educational product, which is a teaching guide, with its objectives, activities and evaluation methods, in such a way that it can be used and adapted to any school with a simple computer lab. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.subject | Educational software | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | O desafio do desenvolvimento do pensamento computacional na escola: vivenciando experiências e construindo habilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5612369709064848 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | PUZISKI, M. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Webber, Carine Geltrudes |