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Interação criança-robô na educação: desafios computacionais na concepção de tecnologias para as próximas gerações
dc.contributor.advisor | Webber, Carine Geltrudes | |
dc.contributor.author | Colferai, Fátima | |
dc.contributor.other | Boff, Elisa | |
dc.contributor.other | Lima, Maria de Fátima Webber do Prado | |
dc.date.accessioned | 2020-07-30T17:50:22Z | |
dc.date.available | 2020-07-30T17:50:22Z | |
dc.date.issued | 2019-08-26 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6354 | |
dc.description | O campo de Interação Humano-Robô (IHR) é uma união entre diversas áreas, dentre elas a psicologia, ciência da computação e engenharia. As disciplinas buscam o entendimento projetando e avaliando sistemas robóticos que possam contribuir para o ser humano. Habilidades sociais e interativas fazem parte da IHR e estão sendo cada vez mais estudadas para tornar a interação mais agradável, confiável e de longo prazo. Pesquisadores mostram que os humanos tendem a atribuir características de vida aos robôs e se relacionam socialmente com eles, por terem a aparência biológica semelhante e por demonstrarem movimentos. Essa manifestação ocorre principalmente em crianças e é o objetivo desse estudo avaliar e entender como ocorre o relacionamento entre crianças e robôs e de que forma um robô humanoide pode auxiliar na aprendizagem no meio educacional. Foram exploradas algumas aplicações já realizadas e quais as teorias e métricas utilizadas para medir a interação. Neste estudo, investigamos através de um experimento realizado em uma escola de educação infantil os fatores de usabilidade, aceitação social, experiência do usuário e impacto social. Os resultados mostram que a robótica na educação é muito bem aceita pelos alunos e também pelos professores e que os movimentos do robô são fundamentais para prender a atenção e motivar as crianças a interagirem (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | Human-Robot Interaction (HRI) field is a union between several areas, such as psychology, computer science and engineering. The disciplines look for knowledge through designing and evaluating robotic systems which can contribute to the human tasks. Social and interactive skills are part of HRI, being increasingly studied to make the interactions more enjoyable, reliable and long-term. Researchers show that humans tend to attribute characteristics of life to robots and to have a social relationship with them, due of a biological appearance similarity and the ability to demonstrate movements. This manifestation occurs mainly in children and it is the purpose of this study is to evaluate and understand how the relationship between children and robots occurs and how a robot can aid in learning in the educational environment. We have explored some applications already performed and which theories and metrics used to measure the interaction. In this study, we investigated through an experiment carried out in a kindergarten school the factors of usability, social acceptance, user experience and social impact. The results show that robotics in education is very well accepted by students and also by teachers and that robot movements are fundamental to hold attention and motivate children to interact (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Interação homem-máquina | pt_BR |
dc.title | Interação criança-robô na educação: desafios computacionais na concepção de tecnologias para as próximas gerações | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Ciência da Computação - Bacharelado | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | None |