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dc.contributor.advisorStecanela, Nilda
dc.contributor.advisorPaviani, Jayme
dc.contributor.authorSabbi, Carlos Roberto
dc.contributor.otherKuiava, Evaldo Antônio
dc.contributor.otherPretto, Valdir
dc.date.accessioned2014-06-06T16:02:04Z
dc.date.available2014-06-06T16:02:04Z
dc.date.issued2014-06-06
dc.date.submitted2012-05-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/645
dc.descriptionA partir da análise do contexto ético na formação dos indivíduos e sob a necessária ótica cidadã, identifica-se um ambiente de extrema competitividade, muito surgindo como um dos principais motivos do comportamento predominante, muito distante da virtude. Para compreender a própria virtude, aprofunda-se um diálogo com seus conceitos, desde Platão, abordando seu ensino, os aspectos morais e intelectuais, a consciência e as palavras. A percepção clara dos atos virtuosos é identificada como uma deficiência, além do fato de prevalecerem vários outros interesses, distantes de um comportamento ético. Os efeitos provocativos de uma linguagem ativa e incisiva, especialmente no ato da fala, foram pesquisados, especialmente nos ambientes religioso e político, e se constatam implicações muito sérias sob a ótica da ética. Impressionante, também, é a carência de obras abordando esses aspectos como se esse contexto fosse inexpressivo. A felicidade é abordada como uma possibilidade consequente das posturas éticas, notadamente quando são coletivas. Enquanto se discute se a ética é uma ciência ou não, o fato de o seu objeto ser o bem e o mal e de que seu objetivo é a felicidade, não se encontraram opositores. A pesquisa do comportamento histórico do indivíduo leva à conclusão de que esse tipo de assunto fica mais no plano contemplativo, das ideias, do que na conduta prática diária. A decorrência é a flagrante distorção de valores, levando a uma busca equivocada da felicidade através do poder e do dinheiro. O objetivo deste trabalho é identificar a necessidade de a educação incorporar o ensino da virtude, como caminho para uma cidadania mais ampla e um sentimento de felicidade mais presente. As conclusões fundamentadas trazem a possibilidade de resultados concretos e efetivos para o aperfeiçoamento da vida, através da introdução da ética nos processos educativos. A proposta da disciplina consiste no esforço da educação para a formação do caráter, das habilidades, dos conhecimentos, dos poderes intelectuais e linguísticos, além do cultivo da sensibilidade para com a virtude, desde a Educação Básica até a Superior, como uma disciplina transversal e obrigatória a todos os cursos. Finalmente, se conclui que, além de todos os aspectos abordados, de nada adianta o conhecimento e a educação sem uma atitude efetiva. E o desafio é: o que e como fazer acontecer, um imperativo, um predicado para transformar o plano das ideias numa realidade a ser efetivamente vivenciada por todos.pt_BR
dc.description.abstractFrom an analysis of the ethical context in the training of individuals, under the necessary citizen perspective, it is possible to identify an environment of extreme competition, emerging as one of the main reasons for the prevailing behavior, far from virtue. To understand the virtue itself, one deepens into a dialogue within their concepts, since Plato, addressing his teaching, moral and intellectual aspects, as well consciousness and words. A clear understanding of virtuous deeds is identified as a deficiency, besides the fact that several other interests prevail, far from an ethical behavior. The provocative effects of an active and incisive language, especially in speech, were investigated, mainly in religious and political environment, and it stands out serious implications from the perspective of ethics. It is also impressive the shortage of works addressing these aspects, as if this context was meaningless. Happiness is discussed as a possibility resulting of ethical stance, particularly when collective. While discussing whether ethics is a science or not, the fact that its object is good and evil and that his goal is happiness, there was no opposition. The research of the historical behavior of the individual leads to the conclusion that this issue is more contemplative in the ideas, than in the conduct of daily practice. The result is a flagrant distortion of values, leading to a misguided search for happiness through power and money. The aim of this study was to identify the need for education to incorporate the teaching of virtue, as a path to citizenship and a broader sense of happiness. The findings bring the possibility of concrete and effective results for the improvement of life through the introduction of ethics in educational processes. The proposal of the discipline is the effort of education to form character, skills, knowledge, language and intellectual powers, besides the cultivation of sensitivity to virtue, from basic to higher education as a cross-sectional discipline and compulsory to all courses. Finally, it is concluded that in addition to all the points raised, knowledge and education are useless without an effective approach. It is the challenge of what and how to make it happen, an imperative, a predicate to change the plan of ideas into reality to be experienced for everyone.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectVirtudespt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectAttitudeen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEthicsen
dc.titleProcessos educativos e a formação da virtude cidadãpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4850624924863517pt_BR
mtd2-br.author.lattesSABBI, Carlos Robertopt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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