Análise da perspectiva dos associados em relação à satisfação quanto ao atendimento, serviços e comprometimento de uma cooperativa de crédito localizada no município de Farroupilha/RS
Zusammenfassung
O cooperativismo surgiu a mais de 170 anos com o intuito de unir forças para uma necessidade, em busca de um benefício comum e de lá para cá foi se desenvolvendo conforme o mercado. Hoje existem inúmeras cooperativas de diversos ramos de atividade, o presente trabalho encontra-se direcionado ao setor financeiro, compreendendo as cooperativas de crédito. Uma vez que a participação dos associados é fundamental para o desenvolvimento do negócio, tratou-se de analisar a percepção do cliente (associado) em termos de atendimento, serviços e comprometimento, além de instigar um aprofundamento da compreensão por parte dos associados sobre tais questões através de pesquisa qualitativa exploratória. A aplicação da pesquisa inserida no presente objetiva identificar a perspectiva dos associados à uma Cooperativa de Crédito localizada no município de Farroupilha/RS em termos de satisfação quanto a atendimento, serviços e comprometimento. Para que a aplicação da pesquisa fosse possível, anteriormente destacaram-se aspectos referenciais importantes acerca da historia do cooperativismo, cooperativismo financeiro e satisfação do cliente. Realizou-se uma pesquisa de nível qualitativo, por meio da aplicação de um questionário para clientes (associados) da cooperativa e com isso pode-se constatar insatisfações semelhantes entre eles, principalmente quanto à dificuldade encontrada na utilização de plataformas virtuais, seguido do descontentamento com processos burocráticos de cobranças de títulos e liberação de crédito. O desenvolvimento da pesquisa também revelou unanimidade em alguns pontos de vista positivos apresentados pelos entrevistados, construindo uma imagem atraente à Cooperativa (sic).