Mediação do prefácio em antologias selecionadas pelo PNBE 2013 / Ensino Médio
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Date
2020-10-22Author
Morais, Caroline de
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
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A presente tese analisa o paratexto prefacial de obras antológicas pertencentes ao Acervo 3, do PNBE 2013, segmento Ensino Médio, investigando o texto do prefácio como mediador de leitura das antologias, ao promover a leitura da obra literária. A fundamentação teórica é embasada, especialmente, em Genette (2009), Hendel (2003), Collaro (2000), Araújo (2008) e Bringhurst (2005), no que diz respeito aos paratextos e à composição do livro; Fraisse (1997), Vapereau (1876), Littré (1873), ao estudo da antologia; Candido (2006, 2011), Chartier (2001), Chartier e Chartier (2016), Darnton (1990), Iser (1980), Nunez (1967) e Fischer (1966), referente aos aspectos que envolvem a leitura; Colomer (2007), Horellou-Falarge e Segré (2010), Chartier (2016), Rösing e Vargas (2005), Silva (1986), Zinani e Santos (2012), Todorov (2009), Brasil (2017b, 2018), como respaldo para leitura e Literatura no ambiente escolar; Berenblum e Paiva (2006, 2008), Brasil (2011, 2012, 2014, 2016, 2017a, 2019), Cosson e Paiva (2014), Paiva e Berenblum (2009), Soares e Paiva (2014), Ramos (2013), para o PNBE. O problema de pesquisa é estruturado da seguinte forma: qual é o papel do prefácio em antologias selecionadas e distribuídas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), para as escolas públicas, no segmento Ensino Médio? Diante disso, objetiva-se investigar o papel dos prefácios veiculados nas antologias do Acervo 3, do PNBE, com a finalidade de contribuir para a promoção da leitura da obra literária distribuída pelo Programa para as bibliotecas escolares, referente ao segmento Ensino Médio. A pesquisa de caráter qualitativo, permeada pelo estudo exploratório, analisa o texto prefacial com amparo de Bardin (2004), identificando as inserções no prefácio direcionadas para a promoção da leitura literária. A análise de conteúdo dos paratextos introdutórios das antologias permite observações acerca a) do autor, identificando contribuições da vida pessoal e profissional no texto do prefácio; b) da própria obra antológica, observando como o prefácio promove a antologia, retomando ou antecipando alguns textos, justificando a construção e a reunião do material selecionado, associando a coleções ou séries e valorizando o título do paratexto; c) do leitor da antologia reconhecido com caraterização e idealizações que garantem a participação indireta no paratexto; d) do prefaciador escolhido para redigir o paratexto, sendo um agente fundamental para a expansão da leitura. Os resultados salientam que as obras antológicas distribuídas pelo Programa governamental apresentam vasta diversidade de autores e textos literários, antologias com propostas fundamentadas e pensadas para o público jovem do Ensino Médio, revelando material expressivo para ações que envolvam a leitura literária no ambiente escolar, considerando que os acervos estão disponíveis nas bibliotecas das instituições. Os prefácios elaborados para esses materiais atendem alguns aspectos direcionados para fomentar a leitura e a própria antologia. Com isso, o prefaciador, por meio do texto de abertura, seleciona as informações relevantes para introduzir a obra e a leitura. Assim, o prefaciador pode ser comparado ao professor que recebe o material literário do Programa e separa os melhores instrumentos para ministrar as aulas.