• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Motivação docente: interfaces, diálogos e possibilidades

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Marcelo Guindani.pdf (2.463Mb)
Produto educacional Marcelo Guindani.pdf (1.256Mb)
Data
2020-11-10
Autor
Guindani, Marcelo
Orientador
Giovannini Júnior, Odilon
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente texto apresenta a sistematização do estudo realizado cujo objeto de pesquisa foi a motivação docente e a mediação pedagógica no Ensino Fundamental. A investigação aqui descrita, inserida no paradigma naturalístico, de cunho qualitativo quanto à abordagem, descritiva quanto aos objetivos, lançou mão da metodologia da pesquisa participante para buscar respostas ao problema “Qual a percepção dos estudantes em relação à motivação docente e a sua linguagem, enquanto condição mobilizadora para a aprendizagem em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental?”. A coleta de dados para o estudo proposto ocorreu a partir da aplicação de um questionário estruturado a 26 educandos do nono ano. Os questionários aplicados foram analisados a partir dos princípios da análise textual discursiva, aliados a estudos bibliográficos, fontes que são referência no assunto sobre motivação docente, com foco nos estudos de Brophy, Vygotsky, Larrosa, Tardif e Lessard, Freire, Pozo, entre outros. A análise textual discursiva do corpus de investigação propiciou a emergência das seguintes categorias de análise: Os saberes e fazeres docentes: movimentos que intensificam a mediação pedagógica em sala aula; Motivação docente; A comunicação em sala de aula: diálogo e aprendizagem e Vivências da relação professor e aluno. Os achados da pesquisa apontaram para a motivação docente como elemento fundamental para a mediação pedagógica que mobiliza aprendizagens prazerosas e duradouras, através da ressignificação da relação pedagógica em sala de aula. Ainda, a investigação permitiu a constatação de que a motivação de um docente desencadeia uma série de condições que propiciam a aprendizagem dos estudantes, através de aulas dinâmicas que inspiram trocas de saberes, dinamizando os processos de ensino e de aprendizagem. Ainda foi possível constatar que a comunicação e a linguagem clara e objetiva, aliadas às tecnologias contemporâneas, ampliam a performance do docente para despertar a sede do conhecimento por parte dos estudantes, além de aguçar a sua curiosidade para a construção de conhecimentos, qualificando assim a relação pedagógica entre os envolvidos.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6639
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV