dc.contributor.advisor | Real, Geraldo A | |
dc.contributor.author | Dorigatti, Maicon | |
dc.contributor.other | Porto, Patrícia Pereira | |
dc.contributor.other | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.other | Sgró, Margarita Rosa | |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T16:37:32Z | |
dc.date.available | 2020-11-19T16:37:32Z | |
dc.date.issued | 2020-11-19 | |
dc.date.submitted | 2020-09-30 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6655 | |
dc.description | Esta dissertação apresenta um estudo sobre as práticas musicais populares latinoamericanas em uma perspectiva contra-hegemônica, relacionando-as aos estudos decoloniais. O trabalho foi desenvolvido dialogando com Grosfoguel (2007), Quijano (2009), Mignolo (2007), Walsh (2013-2019) e Maldonado-Torres (2007), para delimitar as concepções de decolonialidade. Pelo entendimento de que serão determinantes na problematização das práticas musicais por essas lentes, Santos (2006-2009), Jiménez (2011), Hall (1997-2006), González (2015-2016), Delgado (2007) e outros autores foram convidados a fazer parte desses diálogos. O problema desta pesquisa constitui-se a partir da seguinte interrogação: quais os possíveis papéis que as práticas musicais desempenham enquanto ferramentas culturais emancipatórias no enfrentamento aos poderes historicamente opressores da colonialidade cultural? O objetivo da dissertação foi: analisar os possíveis papéis das práticas musicais presentes na América Latina em uma perspectiva de educação emancipatória e de contra-hegemonia aos poderes historicamente opressores da colonialidade cultural. Para efetuar as considerações,
definiu-se um total de doze obras musicais de artistas, grupos e coletivos que possuem uma postura de questionamento e enfrentamento aos poderes hegemônicos eurocêntricos e estadunidenses que operam sobre a América Latina, influenciando a política, a economia e subjugando as sociedades e cultura local. Nesta análise, selecionamos artistas de oito países e fizemos uma relação contextual entre eventos políticos e sociais com as expressões musicais. Os desdobramentos desse objetivo aparecem distribuídos ao longo da dissertação da seguinte forma: na Introdução, explicita-se a relevância da pesquisa, através da definição do problema, dos objetivos e de uma contextualização do objeto da pesquisa; no segundo capítulo, discute-se a perpetuação do colonialismo nas instâncias modernas, traduzido pelo fenômeno da colonialidade, e como o decolonialismo dispõese como perspectiva crítica e emancipatória a partir dos saberes latino-americanos. O capítulo ainda aborda as práticas musicais populares como possibilidade contrahegemônica e de Educação Popular; no capítulo três, apresenta-se as concepções identitárias em um mundo globalizado e retrata-se a performance artística/musical como elemento contemporâneo de ressignificação e representatividade cultural. A estratégia
metodológica da pesquisa foi feita por meio da etnografia da música, relacionando os territórios socioculturais nos quais se encontram os artistas criadores das obras musicais. Relevou-se os aspectos da letra, imagem e som como elemento de análise a partir das
obras, e as Epistemologias do Sul como ponto de emancipação de uma ciência latinoamericana. Como resultado, afirma-se que as práticas musicais analisadas apresentam-se como experiência e movimento contra-hegemônico decolonial ao empregar numerosos
elementos de crítica social e potencializar as discussões em outros círculos sociais e espaços de Educação Popular. Expressam-se como ferramentas emancipatórias enquanto cumprem propostas de usar as suas possibilidades para reafirmar identidades, elementos
culturais, expor conturbados contextos sociopolíticos, as injustiças e preconceitos sociais e o tratamento do Estado perante tais situações. Desenvolvermos nosso lugar de escuta e emissão discursiva fornece a sustentação que nos permite o lugar de luta e a
complexificação, aprofundamento e crítica das narrativas prevalentes sobre os sujeitos, os grupos e os povos historicamente oprimidos. Nesse entendimento, a música enquanto manifestação artística apresenta-se como instrumento de fortalecimento das lutas sociais | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta disertación presenta un estudio sobre las prácticas musicales populares latinoamericanas en una perspectiva contra-hegemónica, relacionándolas a los estudios decoloniales. El trabajo fue desarrollado dialogando con Grosfoguel (2007), Quijano (2009), Mignolo (2007), Walsh (2013-2019) y Maldonado-Torres (2007) para delimitar las concepciones de decolonialidad. Por entender que serán determinantes en la problematización de las prácticas musicales por esta óptica, Santos (2006-2009), Jiménez (2011), Hall (1997-2006), González (2015-2016), Delgado (2007) y otros autores fueron invitados a formar parte de estos diálogos. El problema de esta investigación se constituye a partir de la siguiente interrogación: cuáles son los posibles papeles que las prácticas musicales desempeñan como herramientas culturales emancipadoras en el enfrentamiento a los poderes históricamente opresores de la colonialidad cultural? El objetivo de la disertación fue: analizar los posibles papeles de las prácticas musicales presentes en América Latina en una perspectiva de educación emancipadora y de contra-hegemonía a los poderes históricamente opresores de la colonialidad cultural. Para efectuar las consideraciones, fue definido un total de doce obras musicales de artistas, grupos y colectivos que tienen una postura de cuestionamiento y enfrentamiento a los poderes hegemónicos eurocéntricos y estadounidenses que operan sobre América Latina, influenciando la política, la economía y subyugando a las sociedades y la cultura local. En este análisis, seleccionamos artistas de ocho países e hicimos una relación contextual entre eventos políticos y sociales con las expresiones musicales. Los desdoblamientos de este objetivo aparecen distribuidos a lo largo de la disertación de la siguiente forma: en la Introducción, se explica la relevancia de la investigación, a través de la definición del problema, de los objetivos y de una contextualización del objeto de la investigación; en el segundo capítulo, se discute la perpetuación del colonialismo en las instancias modernas, traducido por el fenómeno de la colonialidad, y cómo el decolonialismo se dispone como perspectiva crítica y emancipadora a partir de los saberes latinoamericanos. También, aborda las prácticas musicales populares como posibilidad contra-hegemónica y de Educación Popular; en el capítulo tres, se presentan las concepciones de identidad en un mundo globalizado, y se retrata la performance artística/musical como elemento contemporáneo de resignificación y representatividad cultural. La estrategia metodológica de la investigación fue hecha por medio de la etnografía de la música, relacionando los territorios socioculturales, en los cuales se encuentran los artistas
creadores de las obras musicales. Los aspectos de letra, imagen y sonido fueron relevados como elemento de análisis a partir de las obras, y las Epistemologías del Sur como punto de emancipación de una ciencia latinoamericana. Como resultado, se afirma que las
prácticas musicales analizadas se presentan co o experiencia y movimiento contrahegemónico decolonial al emplear numerosos elementos de crítica social y potenciar las discusiones en otros círculos sociales y espacios de Educación Popular. Se expresan como
herramientas emancipatorias ya que cumplen propuestas de usar sus posibilidades para reafirmar identidades, elementos culturales, exponer conturbados contextos sociopolíticos, las injusticias y prejuicios sociales y el tratamiento del Estado ante tales situaciones. En este entendimiento, la música como manifestación artística se presenta como instrumento de fortalecimiento de las luchas sociales. | spa |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música popular - América Latina | pt_BR |
dc.subject | Hegemonia | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Popular music - Spanish America | en |
dc.subject | Hegemony | en |
dc.subject | Popular education | en |
dc.subject | Knowledge, Theory of | en |
dc.title | A música popular latino-americana: perspectivas contra-hegemônicas e decoloniais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6949150396213231 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | DORIGATTI, M. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Barbieri, Simone Corte Real | |