Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorSantin, Guilherme
dc.contributor.otherSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.otherPorto, Patrícia Pereira
dc.contributor.otherSilva, Rafael Rodrigues da
dc.date.accessioned2021-01-14T14:12:10Z
dc.date.available2021-01-14T14:12:10Z
dc.date.issued2021-01-14
dc.date.submitted2020-10-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6767
dc.descriptionAtualmente as tecnologias digitais são ubíquas em nossa sociedade. As possibilidades viabilizadas por tais tecnologias, seja para comunicação, socialização, informação ou entretenimento, certamente causam um grande impacto em nosso cotidiano. Sendo assim, a área da educação não deixa de ser afetada por estas tecnologias, principalmente por meio da demanda de inclusão da tecnologia digital na educação básica por parte da Base Nacional Comum Curricular que inclui as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como conteúdo transversal, pertencente a todas as áreas do conhecimento. Com isto em mente, decidimos entrevistar professores da área de Música, a qual também recentemente foi adicionada como área obrigatória pela BNCC, e investigar a perspectiva destes professores a respeito da aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de música na educação básica. Para obter esta compreensão, decidimos fazer entrevistas semi-estruturadas e realizar análise de dados baseada na Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Observamos como resultado que os professores entrevistados estão alinhados com aquilo previsto pela BNCC no quesito de aplicação de TDICs na educação, buscando utilizar tecnologias digitais como mediadoras do ensino de música de maneira fluente e espontânea, o que nos levou a intitular estes professores como ?professores digitalizados?, ou seja, estes professores demonstram aptidão para utilizar tecnologias digitais e empregam estas tecnologias na educação [resumo fornecido pelo autor].pt_BR
dc.description.abstractNowadays digital technologies are ubiquitous in our society. The possibilities set up by such technologies, whether for communication, socialization, information or entertainment, certainly have a great impact on our daily lives. Therefore, the education area is affected by these technologies, mainly through the demand for inclusion of digital technology in basic education by the Base Nacional Comum Curricular which includes Information and Communication Technologies (ICT) as transversal content, belonging to all areas of knowledge. Considering this issue, we decided to interview teachers of the Music field, which has also recently been added as a mandatory area by BNCC, in order to investigate the perspective of these teachers regarding the applicability of digital technologies in music teaching at basic education. To obtain this understanding, we decided to conduct semi-structured interviews and perform data analysis based on the Discursive Textual Analysis proposed by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi. As a result we observed that the teachers interviewed are in conformity with what the BNCC foresees regarding the application of ITCs in education. These professionals are seeking to use digital technologies as medium of music teaching in a fluent and spontaneous way, which led us to call them ?digital teachers?, which means that these teachers present the aptitude to use digital technologies and employ these technologies in education [resumo fornecido pelo autor].en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMusicen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectMusic - Instruction and studyen
dc.titleTecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7117255245582721pt_BR
mtd2-br.author.lattesSantin, Guilhermept_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-01-13


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige