Mostra i principali dati dell'item
Do canetão ao "zoom"
dc.contributor.advisor | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.author | Santi, Luiza | |
dc.contributor.other | Neves, Mara dos Santos | |
dc.contributor.other | Costa, Flávia Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T19:40:04Z | |
dc.date.available | 2021-01-15T19:40:04Z | |
dc.date.issued | 2020-12-18 | |
dc.date.submitted | 2020-12-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6768 | |
dc.description | O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia discute as metodologias de ensino remoto adotadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Nova Roma do Sul, RS, durante o período de pandemia. Por isso, esta monografia inicia com a análise de seis documentos das orientações legais sobre o uso de metodologias de ensino remoto, atualização do calendário escolar e o possível retorno às aulas presenciais. Além disso, no decorrer do trabalho, pôde-se entender que a Metodologia da Construção do Conhecimento em Sala de Aula, de Celso Vasconcellos, metodologia esta utilizada pelos profissionais no canetão e no quadro branco, continuou sendo utilizada durante o período pandêmico na escola através da ferramenta "zoom". Para a elaboração deste, fez-se presente a pesquisa participante, utilizando como instrumento de pesquisa as cartas pedagógicas entregues para as professoras, direção e coordenação da escola: essas cartas foram analisadas e com elas foi possível observar os desafios, dificuldades, aprendizagens, superação e dúvidas a respeito da metodologia de aulas remotas. O que está nítido, mas nem todos percebem, é que as aulas remotas foram uma metodologia que permitiu dar continuidade aos estudos das crianças matriculadas naquela escola de ensino fundamental e em tantas outras partes do país. Ainda assim, a metodologia remota e seu sucesso foi possível devido ao vínculo professor-aluno que já havia sido estabelecido inicialmente no espaço presencial sala de aula [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Do canetão ao "zoom" | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-12-17 |