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Constituição semântico-argumentativa do texto pergunta-resposta: uma análise didático-pedagógica com vistas à formação de professores
dc.contributor.advisor | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.contributor.author | Kullmann, Niuana | |
dc.contributor.other | Catelli, Francisco | |
dc.contributor.other | Niederauer, Carina Maria Melchiors | |
dc.contributor.other | Bergmann, Juliana Cristina Faggion | |
dc.contributor.other | Leite, Maria Alzira | |
dc.date.accessioned | 2021-02-26T17:45:27Z | |
dc.date.available | 2021-02-26T17:45:27Z | |
dc.date.issued | 2021-02-26 | |
dc.date.submitted | 2020-12-14 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6810 | |
dc.description | O estudo apresentado tem como ponto de partida, e chegada, a necessidade de qualificação das habilidades linguísticas do professor como usuário de língua materna. O trajeto da pesquisa foi fundamentado na Teoria da Argumentação na Língua (TAL), proposta e desenvolvida por Oswald Ducrot em parceria com Marion Carel, e no Modelo Teórico-Metodológico para Descrição do Sentido do Discurso (MDSAD), de Tânia Maris de Azevedo. A partir da análise de quatro discursos didáticos, evidencio o encadeamento argumentativo que expressa o sentido de cada um deles, a fim de categorizar os tipos mais recorrentes do que denomino textos do tipo pergunta-resposta. Minha tese é a de que discursos com fins didáticos semanticamente bem elaborados tendem a qualificar os processos de aprendizagem no ambiente formal de ensino. Para tanto, é necessário que os professores dos diferentes componentes curriculares e níveis de ensino aprimorem suas habilidades linguístico-discursivas, especialmente as relacionadas à formulação de discursos pergunta-resposta com fins didáticos; tal aprimoramento pode ser feito tanto em cursos de licenciatura como por meio de formação continuada no exercício da profissão. Como recorte metodológico, priorizo, neste estudo, os anos finais do Ensino Fundamental e os componentes curriculares de Ciências, Geografia e História, cujo foco é a formação de conceitos científicos. As etapas metodológicas permitem que os objetivos sejam alcançados e as hipóteses, testadas. Para delinear possibilidades de transposição didática e formação docente, relaciono as potencialidades dos construtos da TAL e do MDSAD às habilidades de uso da língua [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.description.abstract | The hereby study has as its starting as well as its arrival point the need to qualify teachers? language skills as mother tongue users. The research path was grounded on the Theory of Argumentation in Language (TAL), proposed and developed by Oswald Ducrot in partnership with Marion Carel, and on the Theoretical Methodological Model for the Semantic-Argumentative Description of the Discourse (MDSAD), by Tânia Maris de Azevedo. Based on the analysis of four didactic discourses, I show the argumentative chain that constitutes the meaning of each one, in order to categorize the most recurrent question-answer texts, as I call them. My thesis is that discourses which have didactic purposes and are semantically well delivered tend to qualify the learning processes in formal learning environments. Therefore, it is necessary that teachers who work with different curricular components and levels of education improve their linguistic-discursive skills, especially the ones related to the delivering of question-answer discourses with didactic purposes; such an improvement can be made by continuous practice both during undergraduate courses and continuing education in the exercise of the profession. As the delimitation of the research, I focus this study on the final Elementary School grades and on the Science, Geography and History curricular components, which deal with the formation of scientific concepts. The methodological stages allow the objectives to be achieved and the hypotheses tested. To outline possibilities for didactic transposition and teacher education, I relate the potential of the TAL and the MDSAD constructs to the skills for using a language [resumo fornecido pelo autor]. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Semântica | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | en |
dc.subject | Semantics | en |
dc.subject | Linguistics | en |
dc.subject | Teachers - In-service training | en |
dc.title | Constituição semântico-argumentativa do texto pergunta-resposta: uma análise didático-pedagógica com vistas à formação de professores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6544038002884282 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Kullmann, Niuana | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Doutorado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-02-25 |