• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Doutorado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Doutorado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Horizontes da complexidade: a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição à atuação docente

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese Claudia Soave.pdf (4.024Mb)
Data
2021-03-01
Autor
Soave, Cláudia
Orientador
Rosa, Geraldo Antônio da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As implicações da biopolítica se caracterizam pela capilaridade de um modus operandi que, de certa forma, se converte na sociedade, como uma maneira de viver condicionada às relações de poder-saber, apreendidas do sistema político-econômico e do mercado, como lugar de competição, e se desdobram na atuação docente. Para mudar esta lógica, outros saberes precisam ser incorporados à educação, bem como à atuação docente. Desse modo questiona-se: Como a religação dos saberes cuidado de si e autoética pode contribuir para uma atuação docente que, para além da biopolítica, possa se inspirar em possíveis horizontes da educação na complexidade? Como objetivo geral, pretende-se propor a religação dos saberes cuidado de si e autoética, como contribuição para uma atuação docente que, para além das implicações da biopolítica, possa se inspirar em possíveis horizontes da educação na complexidade. Os objetivos específicos visam a: refletir a atuação docente, a partir de perspectivas teóricas da educação na complexidade e da biopolítica; analisar implicações da biopolítica na atuação docente; apresentar a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição para a atuação docente, em possíveis horizontes da educação na complexidade. O percurso epistemológico caracteriza-se como pesquisa de abordagem complexa, valendo-se da análise qualitativa, com o auxílio de dados quantitativos, inter-relacionando-se com a perspectiva teórica de Edgar Morin e de Michel Foucault, projetados à análise de uma amostra de 33 docentes de uma instituição pública e federal, por meio da análise textual discursiva. Os principais resultados demonstram, teoricamente, que a relação-poder saber e a assepsia daquilo que não é produtivo, bem como a desumanização dos saberes e a fragmentação dos saberes implicam a atuação docente. Pela experiência dos professores, essas implicações ficam evidentes, de tal maneira que as exigências ao desempenho geram pressões e cobranças tanto externas (sociedade de modo geral) quanto internas (autocobrança), falta de tempo e excesso de atividades, que desencadeiam a exploração de si mesmo. Além disso, há o sentimento de pouca valorização diante da complexidade da profissão. Assim, a religação do cuidado de si com a autoética traz outras perspectivas para além da biopolítica que, inspirada em possíveis horizontes da complexidade, contribui com saberes a serem incorporados à formação inicial e continuada dos docentes, conectando um conjunto de significados e sentidos presentes nas duas concepções teóricas. Inspirada pela metáfora da flor-de-lótus, devido ao seu potencial de crescimento e manutenção da vida em meio ambiente inóspito e incerto, essa ampliação do olhar contribui cientificamente para a transição entre o paradigma da simplificação e o paradigma da complexidade. Socialmente, traz perspectivas de uma atuação docente voltada à própria dimensão ética, cujos vínculos se estabeleçam com a sociedade, principalmente após pandemia pelo Covid-19, que requer outros modos de viver, para superar tantas desigualdades educacionais, sanitárias, econômicas, sociais, ambientais, entre outras [resumo fornecido pelo autor].
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6812
Collections
  • Doutorado Acadêmico em Educação [69]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV