dc.contributor.advisor | Luciano, Marcos Alexandre | |
dc.contributor.author | Cechett, Fernando | |
dc.contributor.other | Stecanela, Nilda | |
dc.contributor.other | Viecelli, Alexandre | |
dc.contributor.other | Mezzomo, Gustavo Prates | |
dc.date.accessioned | 2021-03-15T20:35:41Z | |
dc.date.available | 2021-03-15T20:35:41Z | |
dc.date.issued | 2021-03-06 | |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6825 | |
dc.description | Esta dissertação desenvolve um sistema que procura soluções viáveis por meio da Programação Dinâmica para o problema do sequenciamento de disciplinas que um aluno do Bacharelado em Engenharia Mecânica da Universidade de Caxias do Sul precisa cursar para concluir o curso, estando ele atrasado ou não. Comumente alunos procuram os Coordenadores de curso para planejar sua vida acadêmica, sendo o sequenciamento das próximas disciplinas que vai cursar parte deste planejamento. Se visa propor uma ferramenta que auxilie os Coordenadores nesses momentos. O mapeamento da matriz curricular revela as relações de pré-requisitos presente nela, e a definição dos atores envolvidos elucida o papel de cada um no processo. O problema foi definido então pelos termos da Programação Dinâmica, e o sistema que procura soluções viáveis para ele foi construído. Neste trabalho constam diagramas do funcionamento e estrutura desse sistema, assim como processos decisórios internos dele. O funcionamento deste foi testado por meio de cenários que simulavam situações específicas como: replicar a matriz curricular, ou atender as expectativas do aluno quando disciplinas críticas da rede de pré-requisitos estão atrasadas. Quando o sistema não encontrou soluções viáveis para esses cenários, foi possível identificar a causa e propor adaptações aos inputs dos atores que resultassem em pelo menos um sequenciamento. Foram identificados pontos para a melhoria da função de retorno, como o balanceamento entre disciplinas e carga-horária das decisões e a priorização de disciplinas que têm relações de pré-requisito. Por meio dessa otimização foi possível encontrar os caminhos mais curtos dentro das delimitações impostas pelas disciplinas e pelos atores. Terminado o desenvolvimento do sistema e testes com cenários são levantados objetivos para futuros trabalhos, que visam engrandecer a ferramenta. Dentre os quais estão a expansão para os demais cursos da instituição, revisão e melhoria dos inputs necessários dos atores e testes com situações reais. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis develops a system that seeks viable solutions through Dynamic Programming for the problem of sequencing of disciplines that a student of the Bachelor of Mechanical Engineering at the University of Caxias do Sul needs to take to complete the course, whether he is late or not. Usually, students look for Course Coordinators to plan their academic life, with the sequencing of the next disciplines as part of this planning. The aim is to propose a tool to assist the Coordinators at these times. The mapping of the curriculum matrix reveals the relationship of prerequisites present in it, and the definition of the actors involved elucidates the role of each one in the process. The problem was then defined by the terms of Dynamic Programming, and the system that seeks viable solutions for it was built. This work contains diagrams of the functioning and structure of this system, as well as internal decision-making processes. The functioning of the system was tested through scenarios that simulated specific situations such as: replicating the curriculum matrix or meeting the student's expectations when critical subjects of the prerequisite network are late. When the system did not find viable solutions for these scenarios, it was possible to identify the cause and propose adaptations to the actors' inputs that would result in at least one sequencing. Points were identified for the improvement of the return function, such as the balance between disciplines and workload of decisions and the prioritization of disciplines that have prerequisite relationships. Through this optimization it was possible to find the shortest paths within the boundaries imposed by the disciplines and the actors. After system development and testing with scenarios are completed, objectives are raised for future work, which aim to enhance the tool. Among which are the expansion to the other courses of the institution, review and improvement of the necessary inputs of the actors and tests with real situations. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica - Estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.subject | Programação dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Python (Linguagem de programação de computadores) | pt_BR |
dc.subject | Mechanical engineering - Study and teaching (Higher) | en |
dc.subject | Dynamic programming | en |
dc.subject | Python (computer programming language) | en |
dc.title | Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3200262451642102 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Cechett, Fernando | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Corso, Leandro Luís | |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-03-05 | |