Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de planos curriculares no ensino superior
Mostra/ Apri
Data
2021-03-06Autore
Cechett, Fernando
Orientador
Luciano, Marcos Alexandre
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Esta dissertação desenvolve um sistema que procura soluções viáveis por meio da Programação Dinâmica para o problema do sequenciamento de disciplinas que um aluno do Bacharelado em Engenharia Mecânica da Universidade de Caxias do Sul precisa cursar para concluir o curso, estando ele atrasado ou não. Comumente alunos procuram os Coordenadores de curso para planejar sua vida acadêmica, sendo o sequenciamento das próximas disciplinas que vai cursar parte deste planejamento. Se visa propor uma ferramenta que auxilie os Coordenadores nesses momentos. O mapeamento da matriz curricular revela as relações de pré-requisitos presente nela, e a definição dos atores envolvidos elucida o papel de cada um no processo. O problema foi definido então pelos termos da Programação Dinâmica, e o sistema que procura soluções viáveis para ele foi construído. Neste trabalho constam diagramas do funcionamento e estrutura desse sistema, assim como processos decisórios internos dele. O funcionamento deste foi testado por meio de cenários que simulavam situações específicas como: replicar a matriz curricular, ou atender as expectativas do aluno quando disciplinas críticas da rede de pré-requisitos estão atrasadas. Quando o sistema não encontrou soluções viáveis para esses cenários, foi possível identificar a causa e propor adaptações aos inputs dos atores que resultassem em pelo menos um sequenciamento. Foram identificados pontos para a melhoria da função de retorno, como o balanceamento entre disciplinas e carga-horária das decisões e a priorização de disciplinas que têm relações de pré-requisito. Por meio dessa otimização foi possível encontrar os caminhos mais curtos dentro das delimitações impostas pelas disciplinas e pelos atores. Terminado o desenvolvimento do sistema e testes com cenários são levantados objetivos para futuros trabalhos, que visam engrandecer a ferramenta. Dentre os quais estão a expansão para os demais cursos da instituição, revisão e melhoria dos inputs necessários dos atores e testes com situações reais. [resumo fornecido pelo autor]