Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
Data
2021-03-24Autor
Gobbi, Andréia Michelon
Orientador
Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma investigação em Ensino de Ciências e Matemática, que teve por objetivo verificar a ocorrência dos atributos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) - autonomia, domínio e comunicação, por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que fez uso do método de construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), de Gérard Fourez. O tema da IIR intitulado "Churrasco saudável" foi problematizado, de modo a instigar a curiosidade dos estudantes pelo assunto, pois faz parte das características culturais do Rio Grande do Sul (RS), estado em que se localiza a escola em que este trabalho foi desenvolvido. As atividades em torno da construção da IIR se deram em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola situada em um contexto de vulnerabilidade social, no primeiro semestre letivo de 2017. A pesquisa está dentro da linha "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática", proposta no Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade de Caxias do Sul e tem por objetivo: investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais à luz dos fundamentos da educação. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, qualitativa e de natureza aplicada, sendo descritiva quanto aos objetivos. O corpus, proveniente das atividades realizadas na escola demonstrou evidências de que foi possível trabalhar a interdisciplinaridade, por meio do tema proposto, a partir da construção da IIR, no componente curricular de Língua Portuguesa. Além disso, conferiu o desenvolvimento dos atributos da ACT: a autonomia para a organização das atividades em grupos e investigação, o domínio dos conteúdos/informações sobre o tema escolhido e as relações destes com o cotidiano/realidade, bem como a comunicação do que foi aprendido em diferentes situações vivenciadas. Como produto educacional esta dissertação apresenta um guia didático para que outros professores possam aplicar intervenções pedagógicas utilizando a metodologia das IIR na educação básica. [resumo fornecido pelo autor]