Auflistung Programa de Pós-Graduação em Letras nach Autor "Leite, Maria Alzira"
Anzeige der Dokumente 1-11 von 11
-
Análise dos processos de alfabetização e letramento: a construção de sentido a partir dos estudos saussurianos
Silva, Ana Paula Santos da (2024-08-10)O objetivo deste estudo é propor situações de escrita pautadas especialmente nos pressupostos de Ferdinand Saussure, em especial na obra Curso de linguística geral (2006), a fim de colaborar com o processo de alfabetização, ... -
Cantos religiosos de senegaleses murides : escrita, leitura, poética vocal e performance
Rossa, Juliana (2018-11-27)O cenário das religiões no mundo revela-se complexo e singular devido às diferentes formas como são expressas suas práticas. Existem maneiras diversificadas de pertencimento religioso, inclusive em religiões monoteístas ... -
Compreensão leitora em língua estrangeira: uma perspectiva saussuriana para o ensino em escolas de idiomas
Meurer, Daiane (2019-10-18)Esta dissertação visa a propor situações de aprendizagem de compreensão leitora, em língua inglesa, fundamentadas nos conceitos saussurianos de valor, sistema, e na noção de relação, para alunos em nível B1, do Quadro ... -
Contribuição do modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso para a elaboração de instrumentos de avaliação da compreensão leitora em língua estrangeira
Schulz, Lisiane Ott (2018-11-27)O objetivo deste estudo é propor a transformação didática do Modelo-Teórico Metodológico para a Descrição Semântico-Argumentativa do Discurso, de Tânia Maris de Azevedo, com vistas a subsidiar a elaboração de um instrumento ... -
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
Chiapinotto, Diego (2020-12-17)Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades ... -
O desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora: um olhar para livros didáticos do ensino fundamental - anos finais e para a Base Nacional Comum Curricular/2017
Girardi, Kamila (2021-09-24)Esta dissertação tem por objetivo investigar a abordagem de alguns gêneros textuais presentes nos livros didáticos que compõem a coleção mais distribuída nas escolas brasileiras, segundo dados divulgados pelo Programa ... -
O ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento a imigrantes: por uma contribuição sociolinguística
Vieira, Leandro Rocha (2019-12-18)Esta pesquisa tem como objetivo propor novas estratégias de ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento (PLA) a imigrantes no sentido de colaborar com o desenvolvimento de competências linguísticas, sociais e ... -
Internet e cultura local: estudo de caso no portal São Marcos na web, de São Marcos/RS
Flores, Lucas Soboleswki (2018-11-16)Esta dissertação tem como objeto as relações entre a internet e a cultura local. Nesse contexto, estuda-se a relação existente entre o portal São Marcos na Web e a comunidade são-marquense, observando o papel cultural ... -
Modelos culturais de gestão empresarial: um estudo com valores-modalidade na interface entre linguística cognitiva e antropologia cognitiva
Pierozan, Samanta Kélly Menoncin (2019-11-19)Esta tese é o resultado da investigação sobre estruturas e processos cognitivos, mais precisamente o constructo teórico ‘modelo cultural’, cuja fundamentação teórica cria uma interface entre Linguística Cognitiva (e.g., ... -
Programa de Mobilibidade Acadêmica Internacional da Universidade de Caxias do Sul: desafios linguísticos-culturais dos intercambistas
Rosa, Lisiara Vargas da (2018-12-13)Este estudo tem como objetivo propor atividades que contribuam com o Programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade de Caxias do Sul – UCS, no sentido de colaborar com o desenvolvimento da competência comunicativa de ... -
A teoria da polifonia de Oswald Ducrot e a qualificação do desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do ensino fundamental
Melek, Patrícia Kern (2023-11-14)O objetivo deste estudo é o de demonstrar de que maneira a Teoria da Polifonia, de Ducrot, pode qualificar o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da elaboração de ...