dc.contributor.advisor | Santos, Rafael José dos | |
dc.contributor.author | Nora, Alessandra Pinto | |
dc.contributor.other | Milan, Gabriel Sperandio | |
dc.contributor.other | Gastal, Susana de Araújo | |
dc.contributor.other | Baldissera, Rudimar | |
dc.date.accessioned | 2014-06-26T12:55:47Z | |
dc.date.available | 2014-06-26T12:55:47Z | |
dc.date.issued | 2014-06-26 | |
dc.date.submitted | 2012-06-19 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/730 | |
dc.description | A presente pesquisa tem como tema central a Comunicação Turística, avançando no seu
conceito teórico e conceitual pela movimentação dos sujeitos das classe AB dentro do
universo da internet, classificando-os de acordo com o seu comportamento na hora de
planejar seus destinos turísticos. A análise exploratória transcorre acerca da potencialidade da
segmentação de mercado do turista de alta renda. Inicialmente buscou-se a identificação do
perfil dos viajantes a negócios como público-alvo de eventos especializados. Para tal,
investigaram-se comportamentos e levantaram-se dados através da Netnografia seguida por
uma pesquisa quantitativa que resultou na definição do sujeito a ser investigado. A partir
desse ponto, foram realizadas entrevistas em profundidade, utilizando-se da Análise de
Conteúdo como forma de compreensão das informações obtidas e inferência dos resultados.
Os turistas de alta renda foram classificados em três grandes grupos: os neoprecavidos,
representados pela grande maioria, os errantes e os tradicionais. Durante a análise foram
identificados como funcionam os sistemas sociais e as escolhas dos canais de comunicação
dos indivíduos pertencentes a essas classes, com o objetivo de apresentar reflexão às
organizações turísticas que objetivam atrair, através da comunicação, esse perfil de público.
De forma majoritária, os viajantes de alta renda se apresentaram extremamente preocupados
em utilizar o canal da internet como busca de segurança na tomada de decisões. A utilização
de mídias sociais, blogs, sites (ou não), não está condicionada ao nível de conhecimento
tecnológico de cada um, mas sim, na percepção de acordo com suas experiências e nível de
conhecimento cada canal pode contribuir para atender sua necessidade de segurança durante
seus deslocamentos turísticos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research has as its theme Tourism Communications, advancing in its conceptual
and theoretical concept for the movement of the subjects of Class AB within the universe of
the Internet, classifying them according to their behavior when planning their holiday
destinations. Exploratory analysis takes place about the potential of targeting the tourist
market with high incomes who initiated the search for identifying the profile of business
travelers as the target audience of specialized events. To this end, the author investigated
behavior and gathered data through netnography followed by quantitative study that led to the
definition of the subject to be investigated. From this point, in-depth interviews was
conducted using the Content Analysis as a way of understanding the information obtained and
the inference results. As a result, high-income tourists were classified into three major groups:
neoprecavidos, represented by the vast majority, the wanderers and the traditional. During
this analysis, we identified how the social systems and communication tools of choice of
individuals belonging to these classes in order to present a reflection tourist organizations that
aim to attract, through communication, this public profile. In this social study, we took to
overcome the understanding that the motivational factors of choices of communication tools,
go beyond the use of singular or compound each. So the prince, high-income travelers were
extremely anxious to use the Internet as a channel for safety in making decisions. The use of
social media, blogs, sites (or not), is not restricted to the level of technological knowledge of
every one, but, according to the perception of their experience and knowledge level of each
channel can contribute to meet their need for security when traveling tourist. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Mídia social | pt_BR |
dc.subject | Classes sociais | pt_BR |
dc.title | Turismo e internet : um estudo sobre os viajantes de alta renda | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0044858518058358 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | NORA, Alessandra Pinto | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Turismo | pt_BR |