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dc.contributor.advisorCésar, Pedro de Alcântara Bittencourt
dc.contributor.authorSilveira, Carolina Rizzon da
dc.contributor.otherGastal, Susana de Araújo
dc.contributor.otherFonseca Filho, Ari da Silva
dc.date.accessioned2021-05-21T16:18:41Z
dc.date.available2021-05-21T16:18:41Z
dc.date.issued2021-05-21
dc.date.submitted2021-03-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/7318
dc.descriptionNo atual cenário do consumo de alimentos, a produção de orgânicos se destaca pelo crescimento da produção e consumo deste tipo de alimento. Unindo as intenções de consumo e o desejo deste novo perfil de visitante, a formação de um produto turístico, com vista na aproximação do ser com o meio ambiente, poderá se destacar e obter sucesso. Neste estudo acerca de uma rota turística com apelo à produção de alimentos orgânicos, se baseia no entendimento e observação da governança. Soma-se o acompanhamento do planejamento do produto turístico e a sua consolidação com intuito de analisar as confluências entre suas práticas e suas teorias. O início do estudo se baseou no seguinte questionamento: Existe influência da governança na consolidação de uma rota turística e na formação do produto turístico? Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios aplicada com procedimentos técnicos partindo da pesquisa bibliográfica e coletando dados através de entrevista constituída por perguntas semiestruturadas. Recentemente, novas modalidades de turismo surgiram e se destacam atividades em áreas naturais. O turismo no espaço rural configura-se como um meio de agregar renda aos estabelecimentos localizados no interior. O planejamento do espaço e do produto turístico deverá ser notório para possível sucesso e procura dos turistas. Como alternativas de atividades turísticas, as propriedades que realizam, na vida cotidiana, a prática da agricultura também poderão oferecer diferentes tipos de serviços. No período em que a pesquisa foi realizada, se apresentavam associados nove empreendimentos componentes da Rota Via Orgânica, caracterizados como vinícolas, restaurantes, indústrias e meios de hospedagem, que tinham como objetivo promover o cultivo do alimento orgânico por meio do turismo. Para origem da Rota Via Orgânica, os empreendimentos interessados em realizar atividades além do manejo agrícola, incluindo produção de alimentos e bebidas orgânicos, foram visitados e diagnosticados a partir de uma análise estratégica com objetivo de verificar a capacidade de inserção de atividade turística. Percebe-se a forte influência da governança a partir da participação ativa do Sebrae, da Secretaria Municipal do Turismo de Garibaldi e dos empreendedores envolvidos em todos os processos desde a origem até a consolidação ativa percebida até os dias que encerram esta pesquisa. O planejamento demonstrou-se fundamental aliado à governança na criação da Rota Via Orgânica, predispondo organização, assertividade, regularidade e consolidação da rota turística. Imprescindível a necessidade de estudos em torno do turismo rural vinculado a gastronomia, principalmente voltados ao nicho gastronômico que incute a cultura de determinada população. O potencial observado pela união da gastronomia ao turismo demonstra-se proeminente possibilitando a afirmação da tradição, diferencial turístico e valorização da sociedade que habita a região turística.pt_BR
dc.description.abstractIn the current scenario of food consumption, organic production stands out due to the growth in production and consumption of this type of food. Joining consumption intentions and the desire of this new visitor profile, the formation of a tourist product, with a view to bringing people closer to the environment, can stand out and be successful. In this study about a tourist route that calls for organic food production, it is based on the understanding and observation of governance. Added to the monitoring of tourism product planning and its consolidation in order to analyze the confluences between its practices and its theories. The beginning of the study was based on the following question: Is there an influence of governance in the consolidation of a tourist route and in the formation of the tourism product? This research has a qualitative approach, with exploratory objectives applied with technical procedures based on bibliographic research and collecting data through an interview consisting of semi-structured questions. Recently, new types of tourism have emerged and activities in natural areas stand out. Rural tourism is a means of adding income to establishments located in the countryside. The planning of the space and the tourism product should be known for possible success and demand from tourists. As alternatives for tourist activities, the properties that carry out, in daily life, the practice of agriculture may also offer different types of services. In the period in which the research was carried out, nine developments comprising the Via Organic route were associated, characterized as wineries, restaurants, industries and lodging facilities, which aimed to promote the cultivation of organic food through tourism. For the origin of the Via Orgânica Route, enterprises interested in carrying out activities in addition to agricultural management, including the production of organic food and beverages, were visited and diagnosed from a strategic analysis with the objective of verifying the capacity for insertion of tourist activity. The strong influence of governance can be seen from the active participation of Sebrae, the Municipal Secretariat of Tourism of Garibaldi and the entrepreneurs involved in all processes from the beginning to the active consolidation perceived until the days that close this research. Planning proved to be fundamental allied to governance in the creation of the Route Via Orgânica, predisposing organization, assertiveness, regularity and consolidation of the tourist route. The need for studies on rural tourism linked to gastronomy is essential, mainly focused on the gastronomic niche that instills the culture of a certain population. The potential observed by the combination of gastronomy and tourism is shown to be prominent, enabling the affirmation of tradition, a tourist differential and the appreciation of the society that inhabits the tourist region.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismo ruralpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAgricultura orgânicapt_BR
dc.subjectRural Tourismen
dc.subjectTourismen
dc.subjectOrganic farmingen
dc.titleInfluência da governança na consolidação de uma rota turística e a formação de produto turístico por meio da produção orgânicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0714654599583305pt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVEIRA, C.R.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorCésar, Pedro de Alcântara Bittencourt
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-05-20


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