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dc.contributor.advisorRech, Alessandra Paula
dc.contributor.authorPalma, Mauricio da Rocha
dc.contributor.otherCorrêa, Edson Luiz Scain
dc.contributor.otherHoffmann, Jacob Raul
dc.date.accessioned2021-05-24T16:26:09Z
dc.date.available2021-05-24T16:26:09Z
dc.date.issued2020-07-16
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/7333
dc.descriptionEsta monografia apresenta um estudo acerca da memetização da #ELENÃO e como os memes podem, ou não, influenciar a opinião pública em um processo eleitoral. Antes da análise, é apresentada a revisão teórica, que aborda assuntos que servem como base desta pesquisa, sendo eles: internet, redes sociais, memes, eleições presidenciais de 2018 e acontecimentos importantes para a pesquisa. A partir destes estudos é iniciada a investigação, baseada nas metodologias escolhidas, que são: pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica, estudo de caso, análise de conteúdo e semiótica. Para atingir o objetivo e responder ao questionamento deste trabalho, a análise foi dividida em alguns itens relevantes como o conteúdo dos principais memes repercutidos durante as eleições de 2018, a descrição visual, interação por parte dos usuários do Facebook e resultados em manifestações nas ruas. Ao final observa-se que os memes impactam na difusão de ideologias políticas e independentemente do resultado do processo eleitoral demonstram como o engajamento popular se estende para o modos de expressão da vida cotidiana. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis monograph presents a study on the spread of the meme with the hashtag (#) NotHim (# EleNão), which emerged during the Brazilian electoral process in 2018, as a symbol of the movement against the candidacy of Jair Bolsonaro. The research aims to demonstrate how memes may or may not influence public opinion in an electoral process. Before the analysis, the theoretical review is presented, which provides topics as a basis for discussion of this research: internet, social networks, memes, 2018 presidential elections and important events for this research. From these studies, the investigation begins, based on the methodologies that conduct the research corpus: qualitative research, bibliographic research, case study, content analysis and semiotics. To achieve the objective and answer the question of this work, the analysis was divided into some relevant items such as the content of the main memes echoed during the 2018 elections, the visual description, interaction by Facebook users and results in street demonstrations. At the end, it is observed that memes have an impact on the spread of political ideologies and, regardless of the result of the electoral process, demonstrate how popular engagement extends to the modes of expression of everyday life. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectComunicações digitaispt_BR
dc.subjectComunicação de massa - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectMovimentos de protesto na comunicação de massapt_BR
dc.title#ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Jornalismopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-07-16 00:00:00


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