dc.contributor.advisor | César, Pedro de Alcântara Bittencourt | |
dc.contributor.author | Dhein, Cíntia Elisa | |
dc.contributor.other | Santos, Rafael José dos | |
dc.contributor.other | Gastal, Susana de Araújo | |
dc.contributor.other | Castrogiovanni, Antonio Carlos | |
dc.date.accessioned | 2014-06-26T13:44:24Z | |
dc.date.available | 2014-06-26T13:44:24Z | |
dc.date.issued | 2014-06-26 | |
dc.date.submitted | 2012-05-09 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/733 | |
dc.description | Pesquisa-se a Rota Romântica e a atividade turística relacionada aos recursos e atrativos da cultura de imigração alemã presentes nos municípios que formam o roteiro. Municípios esses localizados nas regiões do Vale do Sinos, Encosta da Serra e Região das Hortênsias no Rio Grande do Sul. O trabalho visa contribuir para a valorização da cultura de imigração alemã, especialmente no que se refere aos recursos dessa cultura definidos como atrativos turísticos. O estudo desenvolve-se em três momentos conforme o Método Regressivo - Progressivo. Assim, a partir da fundamentação teórica, da coleta de dados in loco e da pesquisa de memória oral, elencam-se os recursos e atrativos de cultura de imigração alemã existentes nesses municípios e destaca-se a importância do envolvimento da comunidade e do visitante para um planejamento turístico sustentável. Esse entendimento resultou em pressupostos práticos comprometidos com as dimensões sociais e culturais possibilitando o desenvolvimento de atividades de Educação Patrimonial e de Interpretação Patrimonial. A primeira pode ser fundamental para a compreensão, por parte da comunidade, do patrimônio cultural existente em seu município e região. A segunda tem por objetivo proporcionar uma melhor compreensão desses valores, pelo visitante. Etapas essas que ao integrarem o planejamento turístico cultural podem tornar-se importantes quando se objetiva a sustentabilidade da atividade turística. | pt_BR |
dc.description.abstract | This essay researches Rota Romântica and the tourist activities related to its resources and cultural attractions present on the districts that make up the script. These districts are located in the region of Vale dos Sinos, Encosta da Serra and Hortênsias, in Rio Grande do Sul. The research aims to contribute to the appreciation of German immigration culture, especially on what refers to the resources of this culture labeled as tourist attractions. The study is developed upon three different moments, as stated by the regressive/progressiv method proposed by Lefebvre. Thus, from the theoretical framework, the data collection in loco and the oral memory research, the resources and attractions of German immigration within these districts are listed highlighting the importance of the community participation and the visitor’s participation for a sustainable touristic planning. This understanding resulted in practical assumptions committed with social and cultural dimensions, and so enabling the development of Patrimonial Education and Interpretation. The first one might be crucial to the comprehension, by the community, of the cultural heritage of their district and region. The second one aims to provide better understanding of these values by the visitor. As they integrate the touristic cultural planning, these steps may become important if the goal reaches the sustainability of touristic activities. | en |
dc.description.sponsorship | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Turismo - Serra, Região (RS) | pt_BR |
dc.subject | Alemães - Brasil - História | pt_BR |
dc.subject | Turismo cultural | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.title | A interpretação patrimonial da imigração alemã para o turismo na rota romântica RS/BR | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4679359389112487 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | DHEIN, C. E. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Turismo | pt_BR |