Capital social e intenção empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior da serra gaúcha
Fecha
2014-11-12Autor
Lovison, Matias
Orientador
Macke, Janaina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O empreendedorismo está vinculado ao despertar nas pessoas o desejo de criação de novos negócios. Estes negócios são fundamentais para a geração de riquezas, criação de empregos e são responsáveis por inovações tecnológicas. O empreendedorismo sofre influência significativa do capital social em ação coletiva no processo de reconhecimento de oportunidade. Isto apóia ao fato de que o empreendedorismo é um processo de exploração coletiva e reconhecimento de oportunidade, que não é puramente criada e nem descoberta por uma única pessoa, mas promulgada em parcerias, redes e alianças. Quanto maior for a quantidade e a proximidade dos relacionamentos como as pessoas que os recomendam em oportunidade de reconhecimento, maior será a ação coletiva dos empresários. Os empreendedores, portanto, devem envolver-se em uma ação coletiva com a ajuda da sua rede social e relações pessoais. As instituições de ensino superior têm sido o local apropriado para despertar, desenvolver ou fomentar empreendedores. O importante papel desempenhado pelas incubadoras, seja hospedando projetos de alunos ou de membros da comunidade, deve-se, em sua grande maioria, a iniciativas nascidas no âmbito das universidades nas mais diversas áreas do conhecimento. Este estudo tem como objetivo mensurar o nível de capital social dos estudantes de uma instituição de ensino superior que estão matriculados nos cursos da área de gestão de empresas e a sua relação com os fatores que motivam a intenção empreendedora. A fundamentação teórica do capital social foi realizada através da revisão bibliográfica dos autores Halpern (2005), Nahapiet e Ghoshal (1998). Para a intenção empreendedora, foram utilizados os autores Türker e Selcuk (2008) e Chen e Liñàn (2009). Na análise dos dados, foram utilizadas as ferramentas estatísticas de análise fatorial, regressão linear, teste ANOVA e correlação de Pearson. O estudo apresenta os principais fatores que influenciam a criação do capital social (micro, meso e macro) e a intenção empreendedora (educacional, relacional e estrutural) no ambiente universitário. Com isso, esses fatores foram correlacionados entre os temas onde foi constatado que o fator micro do capital social apresenta correlação com todos os fatores da intenção empreendedora, o fator meso apresentou correlação com o fator relacional e o fator macro apresentou correlação com o fator estrutural. Com isso, os resultados da pesquisa encontraram a existência da relação entre os fatores que influencia o capital social com os fatores que influenciam a intenção empreendedora dos acadêmicos de uma instituição de ensino superior da Serra Gaúcha.