Mostra i principali dati dell'item
Espaços do berçário na escola de educação infantil: explorações, vivências e descobertas
dc.contributor.advisor | Moraes, Cineri Fachin | |
dc.contributor.author | Martello, Aline | |
dc.contributor.other | Carara, Maria Christine Quillfeldt | |
dc.contributor.other | Agliardi, Delcio Antônio | |
dc.date.accessioned | 2021-06-29T17:45:27Z | |
dc.date.available | 2021-06-29T17:45:27Z | |
dc.date.issued | 2020-07-21 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8405 | |
dc.description | A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e atende crianças de zero a cinco anos de idade. Deste modo, com o intuito de investigar a etapa do berçário, que corresponde a bebês de zero à 1 ano e 6 meses de idade, este estudo intitulado "Espaços do berçário na escola de educação infantil: explorações, vivências e descobertas" foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Pedagogia. A problematização que guiou-o foi de que forma os espaços e ambientes dos berçários das instituições de Educação Infantil, mediados por ações pedagógicas, contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos bebês. Diante disso, o objetivo principal buscou analisar como os espaços oportunizados aos bebês e mediados por ações pedagógicas, contribuem para o desenvolvimento deles. Para a construção dos dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com base em livros e artigos, além da pesquisa de opinião, através de um questionário com pais e professores da Educação Infantil. Os principais apoios teóricos utilizados foram: Barbosa (2010), Cruz (2012), Fochi (2017), Horn (2004), Matos (2013), Tristão (2004), entre outros. No decorrer deste estudo são apresentados documentos norteadores da Educação Infantil e que auxiliam no trabalho pedagógico com os bebês e no desenvolvimento das funções cognitivas nos espaços em que estão inseridos. Os resultados obtidos mostraram que os estímulos que acontecem nos ambientes e espaços em que os bebês estão inseridos, mediados pela ação docente, contribuem para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, como a atenção, a memória, a linguagem e a interação, além de auxiliar na aprendizagem, desenvolvimento de habilidades e na coordenação motora. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Cognição em crianças | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Espaços do berçário na escola de educação infantil: explorações, vivências e descobertas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-07-21 00:00:00 |