dc.description | A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e atende crianças de zero a cinco anos de idade. Deste modo, com o intuito de investigar a etapa do berçário, que corresponde a bebês de zero à 1 ano e 6 meses de idade, este estudo intitulado "Espaços do berçário na escola de educação infantil: explorações, vivências e descobertas" foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Pedagogia. A problematização que guiou-o foi de que forma os espaços e ambientes dos berçários das instituições de Educação Infantil, mediados por ações pedagógicas, contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos bebês. Diante disso, o objetivo principal buscou analisar como os espaços oportunizados aos bebês e mediados por ações pedagógicas, contribuem para o desenvolvimento deles. Para a construção dos dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com base em livros e artigos, além da pesquisa de opinião, através de um questionário com pais e professores da Educação Infantil. Os principais apoios teóricos utilizados foram: Barbosa (2010), Cruz (2012), Fochi (2017), Horn (2004), Matos (2013), Tristão (2004), entre outros. No decorrer deste estudo são apresentados documentos norteadores da Educação Infantil e que auxiliam no trabalho pedagógico com os bebês e no desenvolvimento das funções cognitivas nos espaços em que estão inseridos. Os resultados obtidos mostraram que os estímulos que acontecem nos ambientes e espaços em que os bebês estão inseridos, mediados pela ação docente, contribuem para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, como a atenção, a memória, a linguagem e a interação, além de auxiliar na aprendizagem, desenvolvimento de habilidades e na coordenação motora. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |